Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Santander se consolida como banco fomentador de projetos sustentáveis

Imagem de destaque da notícia
Clientes e fornecedores contam com o apoio financeiro específico do banco para impulsionar negócios verdes e colocar em prática ações direcionadas para a agenda ESG Com o propósito de ajudar seus clientes e fornecedores a encontrarem soluções para seus negócios baseados nos princípios da agenda ESG, o Santander Brasil vem atuando como banco estruturador, financiador e garantidor de projetos na área de sustentabilidade para setores estratégicos. A instituição possui um portfólio completo de financiamentos para geração de energia renovável, redução de emissões e do consumo de água e energia, tanto para pessoas quanto para empresas e para o agronegócio.

Um dos recentes parceiros do Santander é a líder global em vendas de veículos elétricos, a BYD. Ambos firmaram uma parceria estratégica para alavancar a aquisição de automóveis elétricos da marca. Trata-se de uma linha de financiamento especial que passa por todas as etapas, da compra, da análise à aprovação do crédito e ainda pelas opções de planos de pagamento, com procedimento 100% digital na rede Santander Financiamentos, de maneira ágil e livre de processos burocráticos para concessionárias e clientes.

“Essa parceria chega em um momento muito propício para a BYD, que tem o compromisso de entregar produtos com 100% de tecnologia verde. Este financiamento específico vai nos ajudar a atrair novos clientes e a cumprir nossas metas de vendas de carros elétricos, que mostraram ótimos resultados no último balanço”, diz o diretor de comunicação, sustentabilidade e assuntos corporativos da empresa, Adalberto Maluf.

A BYD possui 15 concessionárias no Brasil e espera chegar até o final de 2023 com 100 pontos de venda. “2023 será o ano da eletrificação dos veículos leves e estamos preparados para esta meta”, acrescenta Adalberto. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) corroboram as expectativas da BYD. Segundo a entidade, já foram comercializados no país 100 mil veículos elétricos ou híbridos entre 2012 e o primeiro semestre de 2022. Nos primeiros sete meses deste ano, as vendas foram 31% maiores do que no mesmo período do ano anterior — o que mostra crescimento em aceleração.

Os investimentos na eletrificação de veículos poderão chegar a até R$ 150 bilhões em 15 anos, incluindo não apenas a produção de veículos híbridos e elétricos, leves e pesados, mas também a construção de fábricas de baterias e semicondutores e da infraestrutura de fornecimento de biocombustíveis, de acordo com levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), feito em parceria com o Boston Consulting Group (BCG).

O Santander também vai disponibilizar aos clientes BYD a modalidade Floor Plan, uma linha de crédito rotativa de utilização exclusiva 100% digital, com condições atrativas para aquisição de veículos da marca. Trata-se de mais uma solução fundamental, tanto para a BYD — que assim consegue maior movimentação em seu estoque — como para as próprias concessionárias, que assim ganham um suporte financeiro extra para o seu negócio.

Além dos automóveis, os concessionários BYD oferecerão aos clientes a solução completa para a geração de energia limpa por módulos fotovoltaicos fabricados pela empresa chinesa, que também são financiados pelo Santander. O banco é líder em soluções de financiamento para este segmento no Brasil.

Adalberto Maluf, diretor de comunicação, sustentabilidade e assuntos corporativos da BYD: “Esse financiamento específico com o Santander vai nos ajudar a atrair novos clientes e a cumprir nossas metas de vendas de carros elétricos, que mostraram ótimos resultados no último balanço."

Divulgação

Incentivo à agenda ESG

Mantendo o planejamento de diversificar os investimentos verdes em áreas fundamentais para o desenvolvimento sustentável, o Santander Brasil concedeu R$ 60 milhões com compromissos ESG à BSBIOS, maior produtora de biodiesel do Brasil. A parceria terá como contrapartida a ampliação do projeto social de coleta de óleo de cozinha usado (UCO, da sigla em inglês) em Passo Fundo (RS).

Além de reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do resíduo no meio ambiente, a parceria elevará em 15% a renda de famílias que já fazem parte da cooperativa de reciclagem do município. A empresa utiliza gorduras animais, óleo de soja e UCO como matérias-primas para a produção de biodiesel. Aproximadamente 40% das matérias-primas utilizadas são provenientes da agricultura familiar, beneficiando cerca de dez mil famílias de pequenos produtores rurais.

A contrapartida prevê a instalação de novos pontos de coleta e fornecimento de equipamentos para acondicionamento no transporte do óleo coletado. O apoio também virá na capacitação em temas de gestão do negócio dos cooperados, por meio de um grupo de voluntariado da empresa, que também dará suporte para articulação junto aos setores público e privado para ampliar a rede de coleta de óleo. A ideia é envolver toda a comunidade em uma grande ação de educação ambiental, gerando engajamento, trazendo ganhos sociais e o desenvolvimento sustentável ao município.

A linha de empréstimos ESG Linked Loan é um modelo no qual o Santander oferece como benefício a redução da taxa de juros vinculada ao cumprimento de metas de indicadores ambientais, sociais e de governança estabelecidos em contrato. O banco é pioneiro no mercado de empréstimos atrelados a indicadores de sustentabilidade no Brasil.

“Apresentamos este projeto a outros bancos e o Santander foi mais rápido na resposta. Além da rapidez, a qualidade da equipe técnica do banco nos surpreendeu. Seus profissionais ainda tiveram um perfil consultivo, em contato permanente, apontando sugestões para incrementar a nossa proposta”, elogia Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS.

Para a empresa de biocombustíveis, além de colocar o projeto em prática, Battistella percebeu que a ação deu mais confiança ao seu time de profissionais. “Quando a gente vê que nossas ideias saíram do papel, a motivação é inevitável. Passamos a trabalhar com mais confiança e energia, consolidando a imagem de credibilidade da nossa empresa no mercado”, declara.

O financiamento “verde” foi um caminho natural para a BSBIOS, que já tem em seu DNA o propósito de praticar o desenvolvimento sustentável por meio do agronegócio e das energias renováveis. Uma de suas principais metas é tornar-se uma das maiores produtoras de biocombustíveis do mundo e carbono neutro até 2030.

Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBIOS: “Além da rapidez, a qualidade da equipe técnica do banco nos surpreendeu. Seus profissionais ainda tiveram um perfil consultivo, em contato permanente, apontando sugestões para incrementar a nossa proposta.”

Divulgação

Outra parceria que está em tratativas finais com o Santander é sobre o Programa Crédito de Fornecedor Sustentável 2SC da BSBIOS, uma iniciativa alinhada com os princípios ESG. O objetivo é aumentar a qualidade e promover o desempenho permanente da cadeia de suprimentos, visando mitigar riscos e obter ecoeficiência, garantindo a participação das empresas no mercado de combustíveis sustentáveis através de certificações.

“Com este apoio, nós poderemos realizar a certificação sustentável de nossas matérias-primas, adequando nossa cadeia de fornecedores, agregando valor e desenvolvimento sustentável”, explica Battistella.

Além de duas unidades produtivas no país, uma em Passo Fundo (RS) e outra em Marialva (PR), a BSBIOS também conta com uma unidade de produção na Suíça e conduz o projeto de construção da biorrefinaria Omega Green, no Paraguai, que irá produzir biocombustíveis avançados a partir de 2025. Recentemente, a companhia também anunciou o projeto de implantação de uma unidade de produção de etanol no Rio Grande do Sul.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis