Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

EUA: Democratas planejam iniciar as primárias presidenciais pela Carolina do Sul

Imagem de destaque da notícia
A decisão tomada pela comissão reguladora do Comitê Nacional da legenda foi justificada pelo fato de o Estado ter uma predominância de eleitores negros, considerado um eleitorado mais leal do Partido Democrata A comissão de regulação do Partido Democrata decidiu, nesta sexta-feira (2), que Iowa deixará de ser o Estado que encabeçará o calendário das primárias presidenciais da legenda e será substituído pela Carolina do Sul a partir de 2024, uma mudança drástica apoiada pelo presidente Joe Biden e que visa beneficiar o eleitorado profundamente diverso do partido. Por cinco décadas Iowa foi o Estado que iniciou a corrida das convenções do Partido Democrata para escolher o candidato à Presidência dos Estados Unidos.

Além de as primárias de 2020 em Iowa terem apresentado falhas técnicas, a mudança também ocorre depois que alguns líderes da legenda fizeram lobby para começar a corrida presidencial por Estados com uma porcentagem menor de eleitores brancos, especialmente dada a importância dos eleitores negros para o partido, seu eleitorado mais leal.

A discussão sobre priorizar a diversidade dos eleitores provocou uma reação inflamada na reunião da comissão, que faz parte do Comitê Nacional do partido, em Washington. Donna Brazile, membro da comissão, insinuou que os democratas passaram anos sem lutar pelos eleitores negros. “Vocês sabem como é morar na beira de uma estrada de terra? Vocês sabem como é tentar encontrar água limpa? É disso que se trata", argumentou ela.

A comissão reguladora indicou ainda o calendário das primárias: as da Carolina do Sul aconteceriam em 3 de fevereiro, e Nevada e New Hampshire ficariam marcadas para três dias depois. As da Geórgia aconteceriam na semana seguinte e, em Michigan, duas semanas depois.

As mudanças ainda terão que ser aprovadas no plenário do Comitê Nacional do partido, provavelmente no início do ano que vem, mas quase certamente seguirá o caminho da comissão reguladora.

Scott Eells/Bloomberg

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis