Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Bolsas de NY fecham em alta após Powell sinalizar ritmo menor de alta nos juros

Imagem de destaque da notícia
No acumulado mensal, o Dow Jones registrou alta de 5,67%, o S&P 500 subiu 5,38% e o Nasdaq teve ganho de 4,37% Os três principais índices acionários de Wall Street terminaram a sessão desta quarta-feira (30) com ganhos consistentes, em meio à empolgação dos investidores com a sinalização do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, de que a alta de juros pode ser suavizada já no próximo encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). Com isso, os rendimentos (yields) dos títulos do Tesouro americano (Treasuries) e o dólar no exterior foram penalizados. Na sessão, destaque para os setores que mais sofrem com apertos monetários: tecnologia, serviços da comunicação e consumo discricionário.

No fim das negociações, o índice Dow Jones anotou alta de 2,18%, a 34.589,77 pontos, enquanto o S&P 500 avançou 3,09%, a 4.080,11 pontos, e o Nasdaq exibiu ganhos de 4,41%, a 11.467,00 pontos.

Entre os índices setoriais, o melhor desempenho ficou com o segmento de tecnologia, que subiu 5,03%. Destaque para as ações da Estée Lauder, que exibiram ganhos de 9,67%. No acumulado mensal, o Dow Jones registrou alta de 5,67%, o S&P 500 subiu 5,38% e o Nasdaq teve ganho de 4,37%.

Destaque da agenda da semana, Powell, presidente do Fed, fez discurso em evento sobre inflação e cenário econômico dos Estados Unidos, no qual afirmou que o banco central americano pode começar a reduzir o ritmo das altas já a partir da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) de dezembro. Ele também disse que os juros podem subir ainda durante 2023 e atingir um pico acima do projetado pelo Fed na reunião de setembro.

Ian Lyngen, estrategista do BMO Capital Markets, disse que o mercado estava preparado para um Powell “hawkish” (favorável ao aperto monetário), igual a última coletiva de imprensa de novembro. “No entanto, ao adotar um tom mais equilibrado, o presidente ofereceu um impulso “dovish” [favorável au afrouxamento monetário], já que a barriga da curva abriu caminho para rendimentos mais baixos, com yields de 10 anos caindo abaixo de 3,70%.”

Perto das 18h45, o yield da T-note de dez anos operava em queda, a 3,627%, de 3,749% da última sessão. Já o índice DXY operava em queda de 0,78%, a 105,991 pontos.

Outro destaque da agenda hoje foi a divulgação do Livro Bege, documento do Federal Reserve (Fed) que serve como um termômetro da economia americana, que mostrou que a atividade econômica nos Estados Unidos ainda se mantém firme, mas já começa a perder o fôlego que apresentava anteriormente. Segundo o documento, o mercado de trabalho continua forte, e as empresas evitam demissões prevendo a dificuldade de futuras contratações.

Vale destacar também que o crescimento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no terceiro trimestre foi revisado em relação à primeira estimativa de aumento de 2,6% divulgada no mês passado pelo Departamento do Comércio americano.

Pixabay

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis