Banner do Governo

Apesar de aumento de casos, Coren diz que instituições não comunicam número real de profissionais infectados por covid em AL

Por Cadaminuto em 30/11/2022 às 09:31:29

Teste para detectar Covid-19 / Foto: Divulgação

Alagoas registrou um aumento no número de profissionais de saúde infectados pela Covid-19, no último mês. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a quantidade de infectados subiu de 8.381 para 8.418 em todo estado, o que representa um crescimento de 0,44%. No entanto, as unidades de saúde não estão notificando 100% dos casos.

Apenas em Maceió, até o início de novembro, foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 5.851 casos de coronavírus em trabalhadores do setor durante toda a pandemia.

De acordo com o Cofen, 64,6 mil profissionais de enfermagem foram infectados no Brasil. Desse total, apenas 181 ocorreram em Alagoas, desde o início da pandemia. Já com relação às mortes causadas pela doença, foram 872 comunicadas ao órgão, sendo dez no estado.

Ao Cada Minuto, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de Alagoas, afirmou que não possui um levantamento sobre o registro completo de casos no estado e que o número não deve representar a realidade.

"Ainda no início da pandemia, o sistema Cofen/Coren solicitou que os hospitais e unidades de saúde comunicassem os casos de profissionais infectados, mas poucas instituições faziam isso na época, agora menos ainda", informa o órgão.

Aumento de casos

Alagoas segue registrando aumento nos números relacionados à Covid-19. Nas últimas 24 horas, o estado confirmou 232 novos casos da doença e soma 323.850 infecções desde o início da pandemia.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (28). Não foram registrados óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24h. Alagoas tem 7.139 mortes registradas por coronavírus.

Há 315.138 pessoas recuperadas da doença e, atualmente, 1.114 casos suspeitos ainda estão sob investigação laboratorial.

Comunicar erro

Comentários