Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

MPF pede que Ministério da Saúde ofereça vacinas contra covid-19 para todas as crianças em até 20 dias

Imagem de destaque da notícia
“O atraso ou insuficiência no fornecimento das doses expõe as crianças a risco de morte ou sequelas graves”, destacou o MPF O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que o Ministério da Saúde adquira, em até 20 dias, a quantidade suficiente de vacinas contra covid-19 para aplicação em todas as crianças com idade a partir de 6 meses. Deverão ser providenciadas doses de Coronavac e Pfizer, os dois imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa faixa etária.

“O atraso ou insuficiência no fornecimento das doses expõe as crianças a risco de morte ou sequelas graves”, destacou o MPF na recomendação, publicada em seu site.

O país tem visto uma escalada nos casos de covid-19 nas últimas semanas, com a chegada da subvariante BQ.1 da ômicron. Apesar disso, o Ministério da Saúde vem orientando somente a aplicação de vacinas da Pfizer em crianças que apresentem comorbidades. No último dia 10, a pasta anunciou a distribuição de apenas 1 milhão de doses pediátricas a todo o país, quantidade insuficiente até mesmo para a cobertura do público que se encaixa nesse perfil, destaca a nota do MPF.

Além dos 20 dias para a efetiva compra e distribuição das vacinas ao público infantil, o MPF estabeleceu prazo de 5 dias para que o Ministério da Saúde apresente um plano de ação com as providências necessárias à regularização dos estoques. Em caso de descumprimento da recomendação, a pasta fica sujeita a medidas judiciais, como o ajuizamento de ação civil pública.

Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis