Vigilância Sanitária apreende 550 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercados e feiras livres

Por Cadaminuto em 16/11/2022 às 19:15:37

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou mais um trabalho de fiscalização neste sábado (12) e domingo (13), e também nesta quarta-feira (16). A ação resultou na apreensão de 550 kg de alimentos impróprios para o consumo em supermercados e feiras livres dos bairros do Jacintinho, Trapiche da Barra, Centro e Ponta Grossa.

A assessoria de Comunicação da Visa ressaltou que os profissionais da Vigilância observaram irregularidades nas condições de armazenamento, manipulação, refrigeração, conservação e comercialização de alimentos. Entre os produtos fora do prazo de validade retirados de circulação estavam charque, mortadela, pão, calabresa, biscoito, presunto e queijo.


De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Nilson Malta, comerciantes e consumidores precisam estar atentos aos produtos que são fornecidos e consumidos para que a saúde dos maceioenses seja assegurada.

"Orientamos ao consumidor que sempre analise a validade e o aspecto dos produtos. Para ter o produto por um preço mais barato. Muitas pessoas compram o item fora do prazo de validade nas feiras livres tendo ciência que esse produto já está vencido. Mas, o barato pode sair caro. O alimento estragado pode trazer prejuízos à saúde do consumidor, como uma infecção intestinal. Por isso, é importante ter um olhar vigilante sobre o que fornece e o que consome", orienta.

Penalidade

Além da penalidade de apreensão imediata dos itens, os estabelecimentos que tiveram seus produtos apreendidos também receberam autos de infração e devem responder a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil. Os alimentos retirados de circulação foram levados ao Aterro Sanitário de Maceió.

Disque Denúncia

Para ajudar a Visa Maceió em seu trabalho de fiscalização, a população pode realizar denúncias pelo WhatsApp (82) 8752-2000, canal exclusivo para o recebimento de mensagens de texto, foto e/ou vídeo, que funciona 24h. O cidadão também pode entrar em contato com a Visa pelo (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

*Com assessoria

Comunicar erro

Comentários