Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Em contraponto ao PT, Pacheco manifesta apoio a Ilan Goldfajn para o BID

Imagem de destaque da notícia
“Considero alguém capacitado, experiente e que prestou bons serviços ao país. Logo, vejo adequada sua indicação. Representará bem o Brasil”, afirmou o presidente do Senado Após o ex-ministro Guido Mantega confirmar nesta sexta-feira (11), em entrevista à GloboNews, que entrou em contato com autoridades econômicas de países das Américas para pedir o adiamento da eleição do novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contestando a indicação do economista brasileiro Ilan Goldfajn, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), resolveu entrar em campo e afirmou ao Valor que apoia a escolha do ex-presidente do Banco Central para o posto.

“Considero alguém capacitado, experiente e que prestou bons serviços ao país. Logo, vejo adequada sua indicação. Representará bem o Brasil”, afirmou o presidente do Poder Legislativo.

Leia mais: Países rechaçam estratégia de Mantega para tentar adiar eleição no BID

O Valor apurou que, com o impasse em torno da indicação, líderes do Senado e integrantes da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consultaram Pacheco. Ele foi assertivo em dizer que considera Goldfajn, que presidiu o BC por indicação do ex-presidente Michel Temer (MDB), uma escolha correta.

Ex-ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff, Mantega, que integra a equipe de transição, alegou que havia conversado com algumas autoridades de outros países, que não estariam satisfeitos com o encaminhamento da eleição. Por isso, ele teria iniciado um movimento para buscar um “candidato de união" entre os países latino-americanos.

A eleição no BID está marcada para 20 de novembro. O presidente é eleito por um período de cinco anos, podendo ser reeleito apenas uma vez pelo mesmo período.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, EUA, criada no ano de 1959 com o propósito de financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe. A instituição nunca foi presidida por um brasileiro.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, considera Ilan Goldfajn, que presidiu o BC, uma escolha correta para presidir o BID

Jefferson Rudy/Jefferson Rudy/Agência Senado

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis