Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

AL registra alta de casos de bronquiolite e pneumonia; infectologista alerta para síndrome respiratória em crianças

Auriene Oliveira / Foto: Assessoria
Auriene Oliveira / Foto: Assessoria

Alagoas é um dos dez estados que registram crescimento moderado na tendência de longo prazo de casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSC) entre crianças e adolescentes, de acordo com o Boletim Infogripe.

Segundo os dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Vírus Sincicial Respiratório é responsável por até 75% das bronquiolites e 40% das pneumonias.

Ainda conforme os dados, o vírus prevaleceu entre os casos como resultado positivo nas últimas quatro semanas epidemiológicas. O boletim aponta que nesse período, foi registrado 26,4% dos casos para VSR.

Aumento fora de época

Ao Cada Minuto, a infectologista pediatra do Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Auriene Oliveira, explica que a alta dos casos de bronquite e pneumonia ocorreram fora de época. Para ela, os principais fatores para o aumento dos casos são o ambiente chuvoso e a retomada de viagens internacionais.

"O ambiente chuvoso propicia locais fechados e aglomerados. Outro fator que pode ter contribuído é a retomada das viagens internacionais, nessa época do ano é inverno no hemisfério norte, as pessoas que viajam até lá se contaminam e quando voltam transmitem para os pacientes daqui", explica.

A médica avalia que os mais acometidos pelas doenças são os menores de dois anos, bebês prematuros e os que não receberam o aleitamento materno. De acordo com ela, para o tratamento com prematuros é utilizado a imunoglobulina específica contra o vírus da doença.

Transmissão

Ainda conforme Oliveira, a bronquiolite não tratada pode desenvolver casos graves de pneumonia e, em alguns quadros, a internação em UTI [Unidade de terapia intensiva] ou evoluir para óbito. Ela recomenda evitar os ambientes fechados e aglomerados, fazer uso de máscaras e realizar a higiene adequada das mãos.

A infectologista expõe que a transmissão da bronquiolite ocorre por meio de gotículas expelidas em tosses, espirros ou contato com superfícies e pessoas contaminadas, outros sintomas da bronquite aguda podem durar mais tempo.

"Também podemos ter transmissão através do contato com superfícies contaminadas, esse modo de transmissão é menor mas é uma possibilidade também, por isso falamos tanto sobre a higiene adequada das mãos", alerta.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis