A Prefeitura de Atalaia, na região Metropolitana de Maceió, divulgou nesta segunda-feira (7) que foi confirmado o primeiro caso de monkeypox varíola dos macacos no município. Em todo o estado, já foram confirmados, até o momento, 18 casos da doença.
De acordo com a nota divulgada pela Prefeitura de Atalaia, no Instagram, o caso confirmado na cidade é de um homem de 28 anos. Ele já está bem e curado, apresentou sintomas leves e se manteve em isolamento por 21 dias, após o início das lesões, que a doença provoca no corpo.
Confira a nota divulgada pela prefeitura de Atalaia:
Conforme o boletim epidemiológico divulgado, mais cedo, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), 440 casos da doença foram notificados em Alagoas. Destes, 18 (4,1%) são confirmados, 05 prováveis (1,1%), 54 com perda de seguimento (12,3%), 317 (72%) foram descartados e 42 (9,5%) encontram-se em investigação.
Quatro casos foram excluídos por não atenderem definição proposta pelo Ministério da Saúde dos seguintes municípios: Arapiraca, Pindoba, Maragogi e Viçosa.
Maceió segue sendo o município com o maior número de casos confirmados, são 13 até o momento. Em seguida aparecem Murici, com 2 casos; Rio Largo, Viçosa e Atalaia, cada um com um caso confirmado.
Sintomas e transmissão da doença
Em geral, a varíola dos macacos começa com uma febre súbita, forte e intensa. Os sintomas incluem dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e fundamentalmente o aparecimento de gânglios (inchaços popularmente conhecidos como "ínguas"), que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região genital.
A manifestação na pele acontece na forma de bolhas ou lesões que podem aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais.
O vírus da varíola dos macacos é transmitido de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. O período de incubação pode variar de 5 a 21 dias.
Confira os números da varíola dos macacos por município alagoano: