Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Fiocruz mostra que AL teve crescimento moderado nos casos de covid

Imagem de destaque da notícia

A alta de covid no mundo tem ligado o alerta para o Brasil. Apesar de parecer que a doença acabou e as pessoas estarem mais "relaxadas" com os cuidados, o vírus ainda existe. Na última sexta-feira (4), a Fiocruz emitiu um novo boletim e mostrou que Alagoas apresentou um crescimento moderado nos casos.

Segundo o boletim, 10 das 27 unidades federativas apresentaram crescimento moderado na tendência de longo prazo até a Semana 43: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco e São Paulo. Na maioria desses estados, o aumento se concentra fundamentalmente entre crianças e adolescentes.


No entanto, não se concentra apenas nas crianças e adolescentes. Em Alagoas, Amazonas e Pernambuco, no entanto, observa-se crescimento também na população adulta e nas faixas etárias acima dos 60 anos.

Ainda conforme o boletim, em Alagoas e Pernambuco, os dados laboratoriais ainda não permitem inferir se há predomínio de um vírus específico.

Maceió também está entre as 12 capitais que apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo até o mesmo período. Na maioria das capitais que apresentam crescimento, ele é concentrado predominantemente em crianças.

O infectologista Fernando Maia destaca que a vacinação teve um papel fundamental na redução dos casos de covid.


"Se não fosse a vacinação, estaríamos com a mão na cabeça com a quantidade de casos muito maior, do que estamos tendo hoje. A vacinação teve uma importância muito grande na redução do número de casos e principalmente na redução das formas graves e na redução dos óbitos por covid", disse Fernando Maia.

"Quando deixamos de nos imunizar, colocamos em risco a nossa saúde e também a saúde das pessoas que nos cercam - seja em casa, no trabalho ou em nossa convivência", alerta o infectologista Fernando Maia.

Alguns pontos que contribuem para o aumento dos casos são: o atraso das doses, relaxamento das pessoas com relação ao uso de máscara, distanciamento social e a falta de testagem.

Alagoanos relaxaram com as medidas de proteção

A estudante de administração Ingrid Silva, 29 anos, disse que deixou de usar máscara e que com o cenário político atual, a covid foi "esquecida" por ela.

"Focamos em outros assuntos e esquecemos que a covid existe. Não pensei nessa possibilidade de ter um novo aumento. Acho que muitas pessoas se sentiram assim também", disse.

A empresária Cinthia Souza, 47 anos, afirmou que hoje em dia não pensa em voltar a usar máscara. "Só se os casos aumentarem", diz.

De acordo com ela, é importante que as pessoas tomem as vacinas, principalmente as que estão atrasadas. "Precisamos evitar que os casos subam, mas é necessário que cada um faça a sua parte".

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis