Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

TRE

"Alagoas vai ser um dos primeiros estados a enviar os resultados ao TSE", diz presidente do TRE

Presidente do TRE em Alagoas, Otávio Leão Praxedes / Foto: Maria Luiza Lúcio/CM
Presidente do TRE em Alagoas, Otávio Leão Praxedes / Foto: Maria Luiza Lúcio/CM

No início da manhã deste domingo (30), durante coletiva de imprensa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Maceió, o presidente do órgão em Alagoas, Otávio Leão Praxedes, falou sobre a previsão para o segundo turno das eleições no estado. Ele declarou que a expectativa é que o resultado seja divulgado a partir das 20h de hoje.

O presidente afirmou que as eleições em Alagoas estão transcorrendo dentro da normalidade. "90 juízes estão trabalhando no processo eleitoral do segundo turno. 27 municípios estão com a presença do Exército Brasileiro, que está fazendo um trabalho compartilhado com a Polícia Militar, tudo dentro do normal".

De acordo o presidente, até o início da manhã de hoje, houve o registro de 24 urnas apresentando problemas. "Elas já foram trocadas e o processo está transcorrendo de forma normal".

Praxedes citou que, ontem (29), houve uma ocorrência considerada um "ponto fora da curva". "Uma coligação partidária utilizou 8 emissoras de rádio, com um espaço de 3 a 4 horas para fazer propaganda política. Quer dizer, fugindo as regras do processo eleitoral". Ele declarou que o poder judiciário já agiu e o magistrado mandou suspender as atividades da rádio.

Com relação a preocupação da população com a segurança, o presidente garantiu que as forças apresentaram seus planos estratégicos haverá ambiente de tranquilidade. "Se houver qualquer dificuldade no transcorrer da votação, a própria Polícia Militar e o Poder Judiciário Eleitoral adotarão as medidas necessárias para reprimir esses abusos".

Ainda segundo Praxedes, a apuração deve ser iniciada às 17h e a previsão de encerramento é entre 20h e 21h. "Alagoas vai ser uma das primeiras unidades da federação a enviar os seus resultados junto ao TSE".

Ele explicou que no primeiro turno houveram dificuldades na alimentação do sistema para que o resultado chegasse ao TSE. "Houve uma certa demora no processo de votação e algumas sessões funcionaram além do prazo previsto às 17h. Mas nós adotamos todas as providências, inclusive com o setor de informatização do próprio TRE para que não houvesse nenhuma dificuldade".

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis