Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

TSE

Segundo turno: mais de 2 milhões de alagoanos devem comparecer às urnas para escolha de presidente e governador

Urna eletrônica / Foto: Reprodução / Internet
Urna eletrônica / Foto: Reprodução / Internet

Neste domingo, 30 de outubro, quando acontece o segundo turno das eleições, em Alagoas 2.325.656 eleitores devem comparecer às urnas para escolher o governador e o presidente da República.

No Brasil os eleitores de outros 11 estados também vão às urnas hoje para eleger, além do presidente, o novo governador.

Em Alagoas a votação acontece das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

Confira os estados em que terá segundo turno para governador:

• Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União)

• Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB)

• Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União)

• Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL)

• Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB)

• Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB)

• Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB)

• Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB)

• Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL)

• Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT)

• Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD)

• São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT)

Sigilo

Na hora da votação os eleitores devem deixar o celular com os mesários antes de votar e o aparelho deve ser entregue junto com o documento de identificação. O objetivo é garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores. A mesma regra vale para outros equipamentos como máquinas fotográficas, por exemplo, explicou a assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas.

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) destaca que está permitida a manifestação individual e silenciosa das preferências do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada pelo uso de camisetas. O que não pode é a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, a caracterização de manifestação coletiva e/ou ruidosa, a abordagem, o aliciamento e a utilização de métodos de persuasão ou convencimento e distribuição de camisetas.

Documentos para votar

Para comprovar a identidade da eleitora ou do eleitor perante a mesa receptora de votos, serão aceitos os seguintes documentos oficiais com foto, inclusive os digitais:

• E-Título;

• Carteira de Identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

• Certificado de reservista;

• Carteira de trabalho; e

• Carteira Nacional de Habilitação.

Os documentos poderão ser aceitos ainda que expirada a data de validade, desde que seja possível comprovar sua identidade.

O eleitor poderá votar sem o título, mas deverá apresentar obrigatoriamente documento oficial com foto que comprove sua identidade.

Locais de Votação

Em Maceió, eleitores da 3ª Zona Eleitoral, que reúne os bairros atingidos pela mineração e que precisaram ser evacuados, devem fazer a consulta para evitar deslocamento aos locais que foram desativados.

Confira aqui seu local de votação - https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

e-Título

O e-Título é a via digital do título de eleitor. O aplicativo informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral.

As eleitoras e os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral poderão utilizar o aplicativo para justificar a ausência. Quem tem a biometria coletada pela Justiça Eleitoral pode ainda utilizar o e-Título como forma de identificação.

Zona Eleitoral

Confira aqui todas as zonas eleitorais de Alagoas. https://www.tse.jus.br/eleitor/cartorios-e-zonas-eleitorais/pesquisa-a-zonas-eleitorais

Divulgação dos resultados

Com a unificação do horário de votação, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h da hora oficial de Brasília. Importante lembrar que a votação termina às 17h, mas eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.

Nas eleições anteriores, a Justiça Eleitoral começava a divulgar a apuração somente após o término do horário de votação no Acre, cujo fuso horário está duas horas atrás do fuso de Brasília. O objetivo era evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis