Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Ultradireitista Meloni assume como primeira ministra da Itália

Imagem de destaque da notícia
A premier fez o juramento tradicional pelo qual se compromete ser fiel à república instaurada no pós-guerra Giorgia Meloni, cujo partido tem raízes neofascistas e que obteve o maior número de votos nas eleições nacionais da Itália do mês passado, assumiu formalmente neste sábado como a primeira premier ultradireitista a presidir o governo da Itália desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Meloni, de 45 anos, se tornou também a primeira mulher que assume esse cargo no país.

LEIA MAIS:

Giorgia Meloni é encarregada de formar novo governo da Itália

"Economist" compara Reino Unido à Itália, e italianos reagem

Em uma cerimônia no Palácio de Quirinal, em Roma, Meloni recitou o tradicional juramento perante o presidente Sergio Mattarella, que na sexta-feira lhe pediu formalmente que integrasse o governo.

O partido de Meloni — Irmãos de Itália-Aliança Nacional, fundado em 2012 e que foi o partido mais votado nas eleições gerais do mês passado — governará em aliança com dois partidos que perderam popularidade entre os cidadãos nos últimos anos: a Liga, uma formação direitista de Matteo Salvini, e a conservadora Força Itália, do ex-primeiro ministro Silvio Berlusconi.

Em entrevista coletiva, em Roma, Giorgia Meloni lê a lista dos ministros de seu novo governo, após apresentá-la ao presidente italiano, Sergio Mattarella, no Palácio Presidencial do Quirinale

Gregorio Borgia/AP

Meloni declarou um juramento tradicional pelo qual se comprometeu ser fiel à república instaurada no pós-guerra e a atuar “em interesse exclusivo da nação”. Depois fez a promessa, referendada por Mattarella, que, no seu papel de chefe de Estado, atuará como garantidora da Constituição redigida nos anos posteriores à guerra que acabou com o regime do ditador fascista Benito Mussolini.

Os 24 ministros do governo seguiram seus passos com juramentos similares. Cinco dos ministros são técnicos que não representam a nenhum partido e seis são mulheres.

A primeira reunião do governo de Meloni ocorrerá no domingo.

O governo de Meloni substitui ao de Mario Draghi, ex-diretor do Banco Central Europeu que foi nomeado por Mattarella em 2021 para liderar uma coalizão de unidade nacional. Meloni foi a única líder de um grande partido que se negou a unir-se ao grupo.

Um desafio imediato para Meloni será garantir que a Itália se mantenha solidamente alinhada com outras nações importantes do Ocidente para ajudar a Ucrânia a lutar contra os invasores russos. Nos últimos dias, Meloni recorreu a um ultimato ao seu outro principal sócio de coalizão, Berlusconi, pela simpatia que ele demonstrou por Putin e seus comentários desdenhosos sobre o presidente de Ucrânia.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis