Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

VEREADOR LEONARDO DIAS AFIRMA QUE AÇÃO DE SUPOSTA EQUIPE DE PESQUISA É ATO PARA ??VIRAR VOTO

Imagem de destaque da notícia

O vereador por Maceió, Leonardo Dias (PL), que foi candidato a vice-governador na chapa de Fernando Collor (PTB) utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Maceió, na última quarta-feira, 19, para falar sobre as denúncias que recaem sobre ele, de patrocinar uma falsa pesquisa eleitoral em prol do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leo Dias foi denunciado por meio do aplicativo Pardal, da Justiça eleitoral, e por notícia-crime formalizada pela Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PV e PCdoB. De acordo com a denúncia, um grupo de pessoas estava fingindo ser pesquisadores, aplicando questionários sobre intenção de voto, mas, na verdade, atuava na coação das pessoas abordadas, para votar no presidente Bolsonaro. A abordagem foi gravada em vídeos.

A Justiça eleitoral em Alagoas, em comunicado à imprensa – segundo a página eletrônica –, afirmou que nas imagens "se pode perceber é que há uma coação". "Não se pode fazer pesquisas falsas, pois induzem o eleitor a erro, a falar uma coisa que eles não querem."

Na tribuna da Câmara, Dias afirmou que está sendo perseguido pela imprensa local e não teme denúncias no STF. "Eu não temo nenhuma denúncia ao STF porque, simplesmente, eu tenho o maior cuidado do mundo em sempre investigar e buscar as informações corretas, a fonte primária de tudo aquilo que trago".

Ele ainda afirmou que não houve crime eleitoral, apenas a prática de 'vira voto'. "Essas equipes que foram colocadas obedecem completamente à legislação. Não foram montadas para divulgar resultado absolutamente nenhum, não é feito cadastro de entrevistados, tabulação ou divulgação de dados que ali são apurados. Essas equipes estão apenas virando voto. Não há coação nenhuma. Não há crime nenhum nisso", acrescentou o vereador.

Em suas redes sociais, Leonardo Dias publicou um parecer do advogado Adriano Soares da Costa. O documento afirma que a ação de Dias da equipe patrocinada por Dias não configura pesquisa eleitoral. "Publico aqui o parecer do Dr. Adriano Soares da Costa, um dos maiores advogados eleitorais do Brasil, a respeito de denúncia na qual, equivocadamente, se atribui a mim a responsabilidade (sic!) de uma tal "pesquisa Fake".", diz a publicação de Leonardo Dias, acompanhada da imagem do parecer do advogado.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis