Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Coreia do Norte finaliza preparativos para testes nucleares, diz relatório da ONU

Imagem de destaque da notícia
A Coreia do Norte está nos estágios finais dos preparativos para um teste de armas nucleares, com atividades apontando para a escavação de um túnel subterrâneo e testes de dispositivos de disparo, disse um painel do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) em um relatório de especialistas.

A Coreia do Norte expandiu a capacidade de produção de materiais físseis nucleares no local de testes nucleares de Yongbyon, de acordo com o relatório divulgado no sábado.

O painel "observou que, em março de 2022, o país iniciou a reescavação na entrada do Túnel 3 no local de testes nucleares de Punggye-ri e reconstruiu edifícios de apoio desmantelados em maio de 2018", diz o documento.

"O trabalho no local de testes nucleares de Punggye-ri abre caminho para testes nucleares adicionais para o desenvolvimento de armas nucleares", diz o relatório. Se realizado, marcaria o sétimo teste nuclear da Coreia do Norte.

Pyongyang está intensificando as provocações ao disparar um míssil por sobre o território do Japão pela primeira vez em cinco anos, enquanto busca maneiras de evitar sanções internacionais. O relatório, que abrange atividades de janeiro a julho, não é vinculativo, mas pode levar o Conselho de Segurança ou os países membros da ONU a pedir sanções mais duras.

O painel também acusa a Coreia do Norte de continuar a importar produtos petrolíferos, violando as sanções internacionais. Aponta para a possibilidade de que "os porões de carga e os tanques de lastro tenham sido reconfigurados em vários tanques de óleo com concreto instalado no fundo da embarcação" para evitar a detecção.

Devido em parte ao fechamento da fronteira causado pela pandemia, as importações de produtos petrolíferos da Coreia do Norte relatadas pelos estados membros até 27 de julho totalizaram meros 8,15% do limite anual de 500 mil barris. Mas, na realidade, mais de 450 mil barris podem ter sido importados, segundo a estimativa de um país.

Embora menos petroleiros estejam chegando à Coreia do Norte, o relatório alerta que o país pode ter aumentado a capacidade de aquisição por outros meios.

As transferências de carga de navio para navio continuaram, com o documento relatando o descarregamento de carvão de navios norte-coreanos ocorrendo em águas territoriais chinesas.

A Coreia do Norte realizou ataques cibernéticos em 47 empresas e instituições, incluindo empresas de defesa, diz o relatório, com grupos de hackers, incluindo o Lazarus Group, fugindo com centenas de milhões de dólares em ativos de criptomoedas.

Acredita-se que os fundos sejam usados para financiar o desenvolvimento nuclear e de mísseis de Pyongyang. Autoridades do Japão, dos Estados Unidos e da Coreia do Sul concordaram na sexta-feira em intensificar os esforços para bloquear a arrecadação ilegal de fundos de Pyongyang.

O relatório observa que a Coreia do Norte está se voltando cada vez mais para tokens não fungíveis (NTFs) para arrecadar fundos e lavar dinheiro. Em março, o Lazarus supostamente roubou criptomoedas de serviços relacionados ao Axie Infinity, um popular jogo NFT.

O relatório também reconhece que as sanções da ONU exacerbaram involuntariamente a situação humanitária na Coreia do Norte, em uma aparente tentativa de apaziguar a China e a Rússia, que pediram o relaxamento das sanções.

09/10/2022 23:57:18

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis