Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Ex-chefe da autoridade tributária do México é nomeada nova ministra da Economia do país

Imagem de destaque da notícia
Raquel Buenrostro estudou matemática na Universidade Nacional Autônoma do México e fez mestrado em economia no Colégio do México O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, nomeou Raquel Buenrostro, ex-chefe do Serviço de Administração Tributária, como nova ministra da Economia do país. A decisão acontece um dia depois que Tatiana Clouthier renunciou ao cargo.

Sob o comando da autoridade fiscal do México, Buenrostro teve atuação marcada por forte pressão contra a evasão fiscal de grandes companhias visando aumentar a arrecadação do governo. Ela chegou a fechar um acordo para o Walmart pagar US$ 8,1 bilhões para resolver pendências fiscais.

Buenrostro estudou matemática na Universidade Nacional Autônoma do México e fez mestrado em economia no Colégio do México (Colmex).

Ela atuou como vice-gerente geral no Ministério da Fazenda e trabalhou na área de política fiscal da Cidade do México. Também atuou no Ministério da Educação, no Ministério do Turismo e na empresa estatal de petróleo.

"Ela fez um ótimo trabalho (como chefe da autoridade tributária)", disse López Obrador em um sua coletiva de imprensa diária. Ele também exaltou a experiência de Buenrostro no setor público e seu mestrado em economia.

A nova ministra da Economia chega com o desafio de lidar com os desejos do presidente de aumentar os subsídios aos preços de eletricidade enquanto busca manter as contas públicas equilibradas. Ela também terá que lidar com questões em aberto sobre os acordos comerciais entre México, Canadá e Estados Unidos

Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, em entrevista coletiva

Divulgação/Gobierno de México

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis