Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Eleições

MP Eleitoral oferece acordo a PM e influenciador que filmou e divulgou voto na urna em Alagoas

Polícia Federal confirmou que foi aberto, nesta terça-feira (04) um inquérito para apurar possível prática de crime eleitoral

Reprodução/Vídeo
Reprodução/Vídeo

O Ministério Público Eleitoral, por meio da promotoria, ofereceu proposta de acordo ao policial militar e influenciador digital Kleverton Pinheiro de Oliveira, conhecido como Kel Ferreti, por uso de aparelho celular na cabine de votação em descumprimento de ordem da Justiça Eleitoral e por divulgação irregular de propaganda de seus candidatos (boca de urna), no dia da eleição do 1º turno, no último domingo (2). Em caso de recusa, o documento pode ser recebido como denúncia, dando início a uma ação penal eleitoral.

A promotora da 1ª zona eleitoral, Fernanda Moreira, propôs, na transação penal, que Kel Ferreti cumpra nove meses de prestação de serviço à comunidade. O procedimento foi instaurado originalmente pela Procuradoria Regional Eleitoral depois declinado para a promotoria eleitoral da 1ª zona eleitoral. Os fatos imputados ao militar afastado foram amplamente divulgados pela imprensa alagoana.

A promotora eleitoral Fernanda Moreira concluiu que o influenciador cometeu os ilícitos eleitorais previstos no parágrafo único, do artigo 91-A da Lei 9.504/1997, incluído pela Lei 12.034/2009, que proíbe "portar aparelho de telefonia celular (…), dentro da cabina de votação"; artigo 347 do Código Eleitoral, que prevê o crime de recusar "cumprimento ou obediência a diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral (…)", e; artigo 39, parágrafo 5º, inciso III, da Lei 9.504/1997 que consta "constituem crimes, no dia da eleição, puníveis com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIR: (...) III – a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos".

A transação penal é um instrumento jurídico que pode ser usado diante de crimes de menor potencial ofensivo e visa que o acusado comprometa-se a cumprir pena antecipada de multa ou restrição de direitos (como é o caso de doações, prestação de serviços e outros), enquanto o processo é arquivado.

Saiba mais – No dia do 1º turno das eleições de 2022, após ter usado aparelho celular na cabine de votação, o policial militar divulgou vídeo no qual filmou a sua votação para os cargos de governador do estado de Alagoas e de presidente da República, vários veículos de notícia deram a informações de que Kel Ferreti estava sendo procurado pela Polícia Militar para ser conduzido à delegacia.

Pouco depois, houve divulgação de que o agente havia sido localizado pelas autoridades e estaria sendo conduzido à Superintendência da Polícia Federal em Alagoas. Entretanto, na verdade uma cidadã foi conduzida à Polícia Federal por também ter desobedecido às ordens dos mesários da Justiça Eleitoral, bem como à ordem e à instrução emanadas da Justiça Eleitoral constantes em cartazes, e por ter adentrado à cabina de votação com aparelho celular, sobre o qual foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Mas o evento ocorreu numa sessão do bairro Benedito Bentes. Não se tratava da situação acompanhada pela imprensa.

Para a promotora de Justiça, "as circunstâncias narradas mostram o desprezo do agente Kleverton Pinheiro de Oliveira, vulgo Kel Ferreti, não apenas pelas ordens e orientações da Justiça Eleitoral, mas por todo o sistema de justiça, de cuja atuação desdenhou não apenas com sua desobediência na data do pleito, mas, especialmente, através de sua publicação na data seguinte no seu perfil do instagram".

Pedidos – Por fim, o Ministério Público Eleitoral requer à Justiça Eleitoral da 1ª zona eleitoral que intime o influenciador digital para comparecer à audiência preliminar a ser designada, para que se manifeste sobre aceitação ou não da proposta de transação penal.

Caso não seja aceita ou não compareça à audiência, o MP Eleitoral requer a conversão da proposta em denúncia e que seja recebida, dando início à ação penal.

Polícia Federal instaura inquérito - No final da manhã desta terça-feira (04), a assessoria de comunicação da Polícia Federal informou que um inquérito foi instaurado hoje para apurar possível prática de crime eleitoral. Os envolvidos serão ouvidos nos próximos dias. A PF disse ainda que, por conta do defeso eleitoral e de instrução normativa própria, em vigor, não divulga o nome de pessoas que estão sob investigação.

O TNH1 está tentando contato com Kel Ferreti e deixa o espaço aberto para possíveis manifestações.

Fonte: TNH1 com Assessoria MPF

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis