Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Onde fica a Vila Formosa e qual a chance de o surto de meningite se alastrar por toda a cidade de São Paulo

Imagem de destaque da notícia
Médico diz que autoridades sanitárias fazem um bom controle de surtos localizados, mas é preciso ter atenção A Vila Formosa, que ganhou notoriedade no noticiário nos últimos dias devido a um surto de meningite meningocócica do tipo C, é um bairro da Zona Leste de São Paulo. Pertence à Subprefeitura de Aricanduva e abriga o maior cemitério da América Latina. Embora seja menos conhecido nas outras zonas da cidade, é vizinho a bairros atualmente bastante procurados da cidade como Tatuapé e Anália Franco. A distância em relação ao centro da cidade é de aproximadamente 15 km.

De acordo com o médico infectologista Marcelo Daher, a chance de que o surto se espalhe pela cidade é pequeno. Ele explica que, embora o Brasil já tenha enfrentado um cenário epidêmico de meningite nos anos 1970, as autoridades sanitárias têm sido eficientes em controlar surtos localizados como este na Vila Formosa.

“O risco de se espalhar como já aconteceu no Brasil na década de 1970 não é grande por causa da vacinação, bloqueios, medicamentos. Cuidados que adotamos e naquele tempo não tinham”, afirma Daher, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). “Costumam ser surtos pequenos sem grandes repercussões”, acrescenta.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo foram registrados cinco casos de meningite meningocócica do mesmo tipo C, no período de 16 de julho a 15 de setembro, configurando um surto, segundo a classificação oficial usada para a doença. Os infectados foram um bebê de 2 meses e adultos de 20, 21, 42 e 61 anos de idade. Entre os casos registrados, foi confirmada uma morte no dia 2 de agosto, de uma mulher de 42 anos.

Logo após a identificação do surto, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) iniciou o fornecimento de medicamentos preventivos para pessoas consideradas próximas aos infectados, como parentes ou habitantes da mesma casa dos cidadãos acometidos pela doença, além da intensificação vacinal na região, com a imunização de moradores, crianças e adultos. Já foram vacinadas 7.400 pessoas na região nos últimos 15 dias.

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde esclareceu que a vacinação em massa para crianças e adultos se dará somente em quatros UBSs da localidade: São elas: a UBS Formosa II, a Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada Guarani, a UBS Jardim Iva e a UBS Comendador José Gonzalez.

Nas demais regiões da cidade, somente profissionais da saúde e crianças e adolescentes cumprindo o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações (PNI) poderão se vacinar nos postos de saúde do SUS.

Daher indica que é importante que as pessoas que não se tomaram as vacinas contra a meningite previstas no calendário vacinal busquem a imunização, pois a doença é grave e pode ser letal.

Segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal de meningite meningocócica C está, atualmente em 42,5% na capital paulista e em 52% em todo o território nacional. Em 2015, ambas estavam em 98%.

“Com a cobertura baixa, a bactéria circula mais livremente e as crianças, sobretudo, estão vulneráveis. Talvez esses casos que estão começando a aparecer seja reflexo disso”, diz o infectologista.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis