Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Recessão será global, diz diretora da OMC

Imagem de destaque da notícia
“Temos múltiplas crises, choques simultâneos, como choques de energia, do clima, de preços de alimentos, atingindo os países ao mesmo tempo”, Ngozi Okonjo-Iweala A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou nesta terça-feira que “estamos entrando numa recessão” e conclamou os países a agirem juntos para pensar “fora da caixa” para superar essa situação. Indagada se seria uma recessão global ou nos países desenvolvidos, ela retrucou: recessão global.

“O mundo está numa situação muito difícil e não pode ser 'business as usual”', disse Ngozi em debate no Fórum Público da OMC, que reúne centenas de organizações não governamentais, academia e governos.

“Temos múltiplas crises, choques simultâneos, como choques de energia, do clima, de preços de alimentos, atingindo os países ao mesmo tempo”, disse ela.

Ngozi declarou-se especialmente inquieta com a segurança alimentar em diferentes partes do mundo.

Ela disse que a OMC está revisando as projeções para o comércio mundial neste ano, e alertou que as cifras iniciais não são nada boas.

Ngozi conclamou os países a pensarem em medidas para recuperação global, o que fazer para evitar o pior.

“Se pudessem parar a guerra, já contribuiria bastante”, disse a diretora-geral da OMC.

O posicionamento de Ngozi ocorre um dia depois de a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projetar enfraquecimento ainda maior para o ano que vem na economia mundial.

A expansão global poderá diminuir de 3% em 2022 para 2,2% em 2023, bem abaixo do ritmo previsto antes da guerra na Ucrânia. Em 2023, a renda global real poderá ser cerca de US$ 2,8 trilhões de dólares mais baixa do que o esperado há um ano, uma queda de pouco mais de 2% do PIB em termos de Paridade de Poder de Compra.

Martial Trezzin/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis