Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Análise: Datafolha mostra que Lula avança em redutos majoritários

Imagem de destaque da notícia
Pesquisa Datafolha sugere que abstenção será mais determinante que voto útil O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em ato de campanha em Curitiba

Denis Ferreira Netto /Agência O Globo

O Datafolha divulgado nesta quinta-feira (22) confirma a tendência de alargamento na dianteira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o presidente Jair Bolsonaro a partir da consolidação da vantagem petista no núcleo duro de seus redutos eleitorais.

Quem são os candidatos a presidente nas eleições 2022

Veja a ordem de votação na urna eletrônica

Veja o que você pode (e o que não pode) fazer no dia da votação

Quando vão ser as eleições de 2022? Quais os cargos em disputa? Tire suas dúvidas

Lula cresceu três pontos percentuais entre mulheres (de 46% para 49%), quatro entre jovens de 16 a 24 anos (de 50% para 54%), dois entre eleitores com nível fundamental (de 54% para 56%) e cinco pontos entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (de 52% para 57%).

Já Bolsonaro se manteve estável entre mulheres (passou de 28% para 29%) e eleitores com ensino fundamental (de 27% para 26%), mas perdeu quatro pontos percentuais entre jovens (de 28% para 24%) e três no segmento de eleitores que ganham até dois salários mínimos (passou de 27% para 24%).

Os números sugerem que o avanço de Lula entre as mulheres não se deu às custas da fatia de Bolsonaro, mas entre indecisos. Já entre os mais pobres e jovens, o avanço lulista é acompanhado pelo recuo bolsonarista.

Se Lula avançou no seu núcleo duro, Bolsonaro manteve o seu, mas sem avanço. Entre os evangélicos, o presidente mantém a vantagem, mas avança apenas um ponto percentual (tem 50% hoje) enquanto Lula se manteve com 32%.

Além da estagnação, o problema para o presidente é que segmentos em que Lula tem seus redutos, como mulheres e eleitores de até dois S.M. correspondem a mais da metade daqueles que vão às urnas em 2 de outubro, enquanto os evangélicos correspondem a um quarto do eleitorado.

Bolsonaro se manteve estagnado entre evangélicos apesar do investimento que tem feito neste eleitorado, recurso que lhe restou depois que o Auxílio Brasil de R$ 600 e a redução no preço dos combustíveis não lhe rendeu os votos desejados. O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, tem sido sua companhia mais frequente nesta reta final de campanha.

Com 50% dos votos válidos, dois pontos percentuais além do registrado na semana passadas, Lula mantém a possibilidade de vencer em primeiro turno, embora dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais. Como Ciro Gomes e Simone Tebet têm mantido seus percentuais, a evolução do Datafolha sugere que o movimento de voto útil ainda é tímido, a despeito do investimento lulista nesse sentido.

Com dificuldade para tirar voto de Ciro e Simone, resta a Lula apelar para que o comparecimento eleitoral seja alto. Foram neste rumo suas considerações finais na entrevista ao apresentador Ratinho Jr. no SBT.

O maior nó da campanha lulista na reta final parece ser São Paulo. O candidato petista ao governo, Fernando Haddad, tem 11 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, Tarcísio de Freitas, mas sua curva é declinante. Em um mês, perdeu quatro pontos percentuais, enquanto Freitas, que é o candidato bolsonarista só cresce. No mesmo período, cresceu sete pontos percentuais, um ganho que só perde para o do candidato tucano, o governador Rodrigo Garcia, que ganhou oito pontos no período.

O desempenho de Haddad naquele que é o maior colégio eleitoral do país se reflete no estreitamento da vantagem lulista no Sudeste. Era de nove pontos há um mês. Hoje é de cinco.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis