Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

UFAL

EMPENHO: HU da Ufal é o único hospital de AL com 100% de conformidade em práticas para segurança dos pacientes segundo a Anvisa

Imagem de destaque da notícia

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa/Ebserh/Ufal) alcançou 100% de conformidade em relação aos indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos. Esse foi o resultado da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente referente ao ano 2021, recém-divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Com esta marca, o HU se tornou o único hospital de Alagoas com 100% de conformidade frente às práticas de segurança do paciente de acordo com os dados da Agência. A avaliação é nacional e é realizada em todos os hospitais do país que possuam leitos adulto de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), fato que torna obrigatória a implantação dos protocolos de segurança.

Entre os indicadores avaliados pela Anvisa estão, por exemplo, informações referentes à protocolos de higienização das mãos, aos índices de quedas ou lesões (como escaras) em pacientes e à mensuração de taxas de infecção hospitalar de natureza cirúrgica, associadas à ventilação mecânica, à infecção urinária ou na corrente sanguínea. Também constam informações relativas à regularidade do monitoramento do consumo de antimicrobianos nas UTIs e à identificação segura de pessoas internadas.

"Este resultado mostra o empenho e o compromisso de todos os que fazem o HU em melhorar, a cada dia, os serviços prestados aos alagoanos e alagoanas que encontram no hospital atendimento de excelência e 100% SUS. Todos os trabalhadores que atuam em nossa unidade, integrante da Rede Ebserh e do serviço público brasileiro, estão de parabéns por esta conquista", afirmou o professor Célio Rodrigues, superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

O resultado inédito na história do HU foi comemorado pelo reitor da Ufal Josealdo Tonholo. "Este é o exemplo de que com trabalho sério é possível sim alcançarmos resultados positivos para nossa comunidade acadêmica e para a sociedade alagoana. Os trabalhadores, funcionários, servidores, técnicos, docentes e estudantes que atuam no HU dedicam suas vidas à salvação de vidas. Esta vitória é de todos eles, e todos os nossos pacientes que merecem saúde pública de qualidade", destacou o reitor.

_Superação e Excelência em Saúde_

Um ano antes o HU havia atingido 81% nesta mesma avaliação, sendo classificado como hospital de Alta Conformidade, mas de acordo com a chefe do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente da unidade hospitalar, Celina de Azevedo Dias, houve um intenso trabalho de monitoramento da implantação dos protocolos de segurança e ações de melhorias focadas nos quesitos que ainda não estavam em conformidade.

"Esta iniciativa é importante por motivar os hospitais no esforço coletivo de impulsionar e sustentar a implantação de suas práticas de segurança do paciente, promovendo a qualidade no atendimento da sociedade. Desta forma, agradecemos a todos os profissionais do HU pelo grande esforço e dedicação coletiva. Esta conquista é de todos", destaca Celina.

A avaliação da Anvisa é uma ação regulatória não normativa adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde 2016. Ela é feita mediante um formulário eletrônico com documentos comprobatórios para mensurar indicadores de qualidade e faz parte do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025.

Fonte: A Notícia Alagoas

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis