Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Presença de Moro nacionaliza debate de candidatos ao Senado no Paraná

Imagem de destaque da notícia
O terceiro e último bloco do debate entre senadores ao Senado, realizado pela Band TV na noite de hoje, foi dominado por temas nacionais que esquentaram o clima entre os postulantes à única vaga disponível.

Como no começo do programa, a atuação de Sergio Moro (União Brasil) na Lava Jato foi alvo de ataques. Em dobradinha com Rosane Ferreira (PV), a pedetista Desiree Salgado chamou o ex-juiz de "justiceiro", sem citá-lo nominalmente.

"Ninguém está acima da lei. O respeito dos direitos fundamentais faz parte do estado de direito. É preciso estar atento a quem se coloca como uma novidade da política quando fez política dentro do cargo", criticou.

Moro foi atacado também pelo bolsonarista Paulo Martins (PL) que cobrou do ex-juiz um posicionamento contra "os inquéritos abusivos de Alexandre de Moraes". "[A do ministro do STF] foi uma experiência nunca vista em nenhuma sociedade civilizada. Não vi o senhor se pronunciar sobre isso. O STF está fazendo a coisa certa?" perguntou o deputado federal.

O ex-ministro da Justiça não respondeu à pergunta e voltou a ser cobrado. "Não respondeu. Teve gente presa, exilada, sofrendo violações. É dever de um homem público se posicionar. Nossas garantias constitucionais não estão seguras", afirmou Martins.

Na tréplica, Moro voltou a adotar a estratégia de tentar se associar ao bolsonarismo. "Paulo, por que você me persegue? Nosso adversário é Lula, o PT, não eu particularmente", disse o ex-juiz que durante todo o debate aproveitou o tempo para atacar o ex-presidente petista e defender o legado da Lava Jato.

Sem citá-los, Moro criticou ainda os atuais senadores paranaenses, que são todos do Podemos. "O que tenho percebido em minhas andanças pelo interior é uma certa sensação de abandono. O Senado tem que resgatar o protagonismo que hoje está na Câmara", disse o ex-juiz.

Ele lembrou também que no ano que vem dois ministros do Supremo Tribunal Federal sofrerão aposentadoria compulsória e os candidatos às duas vagas deverão passar pelo escrutínio dos senadores. "É um assunto muito sério e [as candidaturas] deverão ser analisadas pelo Senado", destacou, reforçando a importância do voto nesta eleição.

O ex-governador e senador no quarto mandato Alvaro Dias (Podemos), que de acordo com as pesquisas lidera a corrida, aproveitou o tempo para destacar sua experiência de gestão e reivindicou que ninguém conhece o Paraná tão bem quanto ele. Na resposta, o candidato Paulo Martins(PL) lembrou que Dias conhece bem o estado porque acumula mandatos desde 1968.

O orçamento secreto entrou na mira do candidato Laerson Matias (Psol), que recebeu a réplica de Martins. "É fake news, o presidente não criou o orçamento secreto. inclusive, todo mundo sabe da existência, nem secreto é. O presidente inclusive vetou o orçamento secreto, o congresso decidiu derrubar o veto do presidente, inclusive com votos da esquerda. Você tem que conversar com seus pares", rebateu o bolsonarista.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis