Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Moraes condena ataque a jornalista e diz ser lamentável casos de violência na campanha eleitoral

Imagem de destaque da notícia
Presidente do TSE considerou ataques do deputado bolsonarista Douglas Garcia à jornalista Vera Magalhães como "uma coisa totalmente fora dos padrões de civilidade" O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, condenou os ataques à jornalista Vera Magalhães durante a abertura da sessão plenária desta quinta-feira. Em sua fala, o ministro considerou "lamentáveis" os casos de violência - sejam físicos ou verbais - que têm acontecido durante a campanha.

Leia também:

Moraes manda Procuradoria Eleitoral apurar ação de deputado bolsonarista contra jornalista

Deputado é alvo de pedidos de cassação após atacar jornalista

Jornalista Vera Magalhães diz que deputado Douglas Garcia agiu “deliberada e premeditadamente”

"Nós estamos vendo alguns acontecimentos lamentáveis de violência, seja violência física como vem ocorrendo entre eleitores, seja violência verbal. Nós tivemos a oportunidade de recentemente ver um deputado estadual agredir verbalmente uma jornalista, uma coisa totalmente fora dos padrões de civilidade", afirmou.

Na terça-feira, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) ofendeu a jornalista após o debate da TV Cultura com os candidatos ao governo de São Paulo.

O ministro condenou o episódio ao lançar a campanha "Paz nas Eleições 2022", em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A estreia será nesta quinta-feira, em um jogo entre Fluminense e Corinthians, que é o time de Moraes.

"A ideia é mostrar que, assim como no esporte, adversários não são inimigos, adversários devem se respeitar, adversários devem respeitar a regra do jogo, que no caso eleitoral é a legislação eleitoral e é a Constituição", afirmou.

Alexandre de Moraes, presidente do TSE

Antonio Augusto/Secom/TSE

Segundo ele, é importante que o país chegue ao dia das eleições com "tranquilidade para que possamos ter a festa da democracia, que é o momento em que o eleitor escolhe seus representantes".

O presidente do TSE também lembrou que se comemora, neste 15 de setembro, o Dia Internacional da Democracia. Segundo o ministro, o Brasil vive o seu maior período de estabilidade democrática desde o início da República e isso foi possível graças à Constituição 1988, que instituiu o modelo de tripartição de Poderes, garantindo ao Judiciário a "mesma dignidade" do Legislativo e do Executivo.

Para ele, a estabilidade democrática no Brasil, desde 1988, é garantida através de um Poder Judiciário forte e independente". "Então é importantíssimo comemorarmos e lembrarmos, no Dia Internacional da Democracia, que o Tribunal Superior Eleitoral e todo Poder Judiciário existe exatamente para garantir o Estado Democrático de Direito e para garantir a Democracia", disse.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis