Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

UE propõe flexibilizar regras para minimizar crise de liquidez no setor de energia

Imagem de destaque da notícia
Medida diminui o impacto dos defaults do setor em consumidores e bancos, depois que os preços do gás e da energia dispararam com o fechamento gasoduto Nordstream 1 pela Rússia A Comissão Europeia propôs uma série de mudanças regulatórias que poderiam ajudar a mitigar a crise de liquidez enfrentada atualmente por provedores de energia do continente, de acordo com documento.

As medidas incluem elevar o limite de compensação para commodities e outros derivativos a 4 bilhões de euros e permitir que garantias bancárias sejam aceitas como colateral contra chamadas de margem, segundo o documento.

Leia também: UE planeja arrecadar 140 bi de euros com taxação de lucros extraordinários do setor de energia

A Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) tem até 22 de setembro para responder às propostas. Na terça-feira, a ESMA havia dito que estuda medidas para limitar o estresse no mercado de energia.

Países europeus já destinaram bilhões em empréstimos de emergência para concessionárias de serviços públicos, afetadas por chamadas de margem para que ofereçam garantias contra suas posições de derivativos.

A medida diminui o impacto dos defaults do setor em consumidores e bancos, depois que os preços do gás e da energia dispararam na semana passada com a notícia de que o gasoduto Nordstream 1 da Rússia permanecerá fechado por tempo indeterminado.

Usina na Alemanha abastecida pelo gasoduto russo Nord Stream 1

Jens Buettner/dpa via AP

Concessionárias tendem a manter a maioria das posições vendidas de hedge contra contratos físicos usados para a compra de gás e energia no atacado. Isso significa que são vulneráveis a perdas se os preços subirem muito.

Quando isso acontece, a corretora de uma companhia, banco ou bolsa solicitará dinheiro para ser usado como garantia contra a posição, cujos valores podem dar um salto se os preços oscilarem como na segunda-feira passada, subindo até 35%.

A maioria das propostas da Comissão já estava em discussão nos círculos políticos. Concessionárias e associações da indústria de energia têm feito lobby por mudanças na regulamentação da negociação de derivativos desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia.

O bloco também propôs um corte obrigatório no uso de energia e impostos sobre lucros extras das concessionárias, parte de um pacote de medidas radicais para abordar a crise do gás, que ainda não foi assinado pelos Estados membros.

Em junho, a ESMA disse que consideraria aumentar seu limite atual, segundo o qual empresas com receita superior a 3 bilhões de euros negociem todos os seus derivativos por meio de uma bolsa de compensação.

As câmaras de compensação, que existem em parte para proteger contra defaults nos mercados de derivativos, exigem que as empresas depositem valores significativos de garantias para realizar uma transação.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis