Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Liz Truss promete lidar com alta nos preços de energia, em discurso inaugural como primeira-ministra

Imagem de destaque da notícia
A nova líder do Partido Conservador elencou a economia, a alta nas contas de luz e a reforma do sistema de saúde do Reino Unido como principais questões a serem abordadas por seu governo A nova primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, assumiu oficialmente o cargo após receber o convite formal da rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Após o encontro com a monarca, ela foi para Downing Street — no gabinete oficial do premiê do país — onde fez seu primeiro discurso como a nova líder do Reino Unido.

Em uma fala breve, a nova líder do Partido Conservador elencou a economia, a alta nas contas de luz e a reforma do sistema de saúde do país como principais questões a serem abordadas por seu governo.

Sem citar o plano de congelamento dos preços das contas de energia do país — medida que vem sendo ventilada como uma das primeiras a ser adotada pelo novo governo — ela disse apenas que vai tratar da questão ainda nesta semana.

“Vou lidar com a crise energética causada pela guerra de Putin. Tomarei medidas esta semana para lidar com as contas de energia e garantir nosso futuro suprimento de energia”, disse Truss, em frente ao seu novo gabinete.

Ela ressaltou que é preciso diminuir o impacto da alta dos preços nas famílias do país, mas disse que o país tem “reservas de talento e energia”, para superar os desafios do país.

Elogios a Boris Johnson

A nova primeira-ministra começou seu discurso prestando uma breve homenagem a seu antecessor, Boris Johnson, e elencou seus feitos no cargo.

“Precisamos começar este discurso prestando homenagem a meu antecessor, que conseguiu finalizar o Brexit, entregou vacinas contra a covid-19 para a população e enfrentou Rússia. A história o verá como um primeiro-ministro consequente em um momento vital para o país”, disse Truss.

Durante o discurso, a nova primeira-ministra também deu indícios de que deve manter a mesmo linha da política externa de Johnson, que foi apoiador de primeira hora da Ucrânia e tinha relacionamento próximo com o presidente Volodymyr Zelensky.

"Unidos com nossos aliados, defenderemos a liberdade e a democracia em todo o mundo. Reconhecemos que não podemos ter segurança em casa sem ter segurança no exterior", disse Truss.

A nova primeira-ministra do Reino Unido faz breve discurso inaugural, à frente da sede do governo britânico, em Downing Street, Londres

Kirsty Wigglesworth/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis