Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

UE dificulta viagens de russos para países do bloco

Imagem de destaque da notícia
Cerca de 1 milhão de cidadãos da Rússia entraram legalmente na UE desde que o país invadiu a Ucrânia Os países-membros da União Europeia (UE) chegaram a um acordo para dificultar a emissão de vistos de viagens para cidadãos da Rússia, uma nova etapa das sanções impostas pelo bloco em retaliação à invasão da Ucrânia.

A proposta vinha sendo discutida há semanas, com os países bálticos e a Polônia defendendo uma proposta de banimento total da permissão de viagem para cidadãos russos. A medida dividiu o bloco, com países como Alemanha e França considerando-a como muito radical.

O acordo desta quarta-feira tornará mais caro e mais difícil para os turistas da Rússia viajarem para a UE, mas não é uma proibição total à emissão desses vistos, segundo Josep Borrell, chefe de política externa do bloco, em coletiva de imprensa.

"Isso reduzirá significativamente o número de novos vistos emitidos pelos Estados-membros", disse Borrell, que disse que o número crescente de travessias de fronteira da Rússia desde meados de julho "tornou-se um risco de segurança" para o continente.

Muitos russos estavam viajando para a UE para fazer compras “como se nenhuma guerra estivesse ocorrendo na Ucrânia”, disse ele, acrescentando que os países-membros “consideram que não podemos continuar como as coisas estivessem ocorrendo normalmente”.

Bandeira da União Europeia

Jock Fistick/Bloomberg

Os países bálticos têm pressionado pela proibição de vistos em meio ao aumento do fluxo de turistas russos que chegam à UE através de suas fronteiras. Polônia, Estônia, Lituânia e Letônia disseram em um comunicado conjunto antes da reunião que estão considerando introduzir “medidas temporárias ao nível nacional” para limitar o número de cidadãos da Rússia que entram no bloco e no Espaço Schengen através de suas fronteiras.

Borrell disse que os países da UE têm uma ampla gama de medidas para adotar em relação à emissão de vistos russos e controles de fronteiras, desde que estejam em conformidade com as regras do espaço Schengen.

Com voos proibidos de e para a UE, os russos têm que entrar nos países do bloco por vias terrestres, principalmente pela Finlândia e pelos países bálticos.

Cerca de 1 milhão de cidadãos da Rússia entraram legalmente na UE desde que o país invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro, com cerca de dois terços entrando pelas fronteiras da Estônia ou da Finlândia, de acordo com a agência de fronteiras da UE, Frontex.

Uma vez que eles entram na UE com um visto para o Espaço Schengen, eles são livres para viajar pela zona livre de fronteiras da UE.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis