Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Cinco pontos para prestar atenção na sabatina de Simone Tebet

Imagem de destaque da notícia
Candidata do MDB à Presidência da República é a segunda entrevistada da série promovida pelo Valor, O Globo e CBN Em sua primeira disputa ao Palácio do Planalto, a senadora Simone Tebet, candidata pelo MDB, tem se colocado como alternativa à polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva na campanha presidencial deste ano.

LEIA MAIS:

Queremos derrotar Bolsonaro, mas nosso programa é diferente do PT, diz candidata do PSTU

Bolsonaro cobra signatários da carta pela democracia para se manifestarem sobre operação da PF

Aras se reúne com ministro da Defesa para discutir "papel das instituições"

Depois de ultrapassar barreiras internas em seu próprio partido para viabilizar a candidatura, ela angariou o apoio de outras três siglas – dentre elas o PSDB – e formou chapa com a também senadora tucana, Mara Gabrilli.

Tebet participa, nesta quinta-feira, da série de sabatinas do Valor, “O Globo” e “CBN” com presidenciáveis. A entrevista começa às 10h30 e terá duração de uma hora e meia. Você pode acompanhar ao vivo pela rádio e nos sites e redes sociais dos veículos.

Sabatina Simone Tebet

O Globo

O candidato do PDT, Ciro Gomes, será sabatinado na sexta-feira. Vera Lucia, candidata do PSTU, foi entrevistada na quarta-feira. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiram não comparecer.

Confira, em cinco pontos, no que ficar de olho durante a sabatina de Simone Tebet:

Privatizações

Em entrevistas, Tebet disse ser “radicalmente contra” a privatização da Petrobras. Mas defende, em seu plano de governo, a implantação de um Programa Nacional de Desestatização, sob a coordenação do BNDES. Quais seriam, então, as empresas a serem privatizadas é um ponto de atenção.

Redução de tributo

A candidata promete reduzir a contribuição previdenciária para a faixa de um salário mínimo para todos os trabalhadores. Seria uma forma, segundo ela, de estimular a formalização do emprego. Ainda não há detalhes de como isso seria feito e de medidas compensatórias para custeio da Previdência.

Reforma tributária

Outra promessa de Tebet é aprovar a reforma tributária no Congresso Nacional nos seis primeiros meses de governo, o que levanta dúvidas sobre a viabilidade do prazo estabelecido e do texto que permitiria a aprovação entre os parlamentares.

Apoio no segundo turno

O posicionamento de Tebet no segundo turno é relevante. A candidata aparece na última pesquisa Datafolha com 2% das intenções de voto, que podem ser transferidos a outro candidato em eventual segundo turno.

Desempenho na campanha e respaldo do MDB

Tebet corre para tornar-se conhecida do eleitorado em um movimento para pavimentar um projeto político de mais longo prazo, inclusive dentro do seu partido. A candidatura de Tebet foi viabilizada a despeito da pressão de caciques de ao menos 11 diretórios do MDB, que defendiam o apoio a Lula já no primeiro turno.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis