Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

campeonato amazonense

Ainda pendente, Campeonato Amazonense de 2020 tem recomeço adiado

Imagem de destaque da notícia

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Manaus Futebol Clube (@manausfc)

Por avaliar que o clube da capital "inevitavelmente teria a programação de seus jogos afetada por conta do conflito de datas", a federação estabeleceu que a programação das partidas será definida "de acordo com a caminhada do Gavião do Norte na Copa Verde". Conforme a entidade, "a decisão foi tomada em consenso" com os sete clubes participantes do Estadual.

Atual tricampeão, o Manaus está no Grupo A do Amazonense, com Amazonas, Nacional e Penarol. Já o Grupo B tem Fast Clube, Iranduba e São Raimundo. Os times de mesma chave jogam entre si e os dois primeiros avançando às semifinais. No mata-mata e na decisão, as equipes classificadas se enfrentam em partida única.

Imbróglio na Justiça

Originalmente, a edição 2020 do Barezão - como é conhecido o Estadual do Amazonas - teve início em janeiro do ano passado. Em meio à pandemia, o torneio foi suspenso em março, durante o segundo turno, e posteriormente encerrado. Isso gerou um imbróglio para definição das vagas em competições nacionais, pois a FAF indicou os times de melhor campanha até aquele momento para representar o estado na Série D do Campeonato Brasileiro (Amazonas e Penarol) e na Copa do Brasil (Manaus e Amazonas) de 2021.

Os critérios não foram aceitos por Fast e Nacional, que acionaram o Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM). O caso foi parar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que determinou a anulação do Estadual. Em dezembro, a federação convocou uma reunião com os oito times envolvidos no Amazonense para organizar um novo Barezão 2020, sem rebaixamento. A única ausência será do Princesa do Solimões, que desistiu alegando preocupação com o estágio da pandemia da covid-19 no estado.

Também não acabou

Outros dois estaduais de 2020 ainda não conheceram os campeões - Goiano e Tocantinense - e retornarão a partir desta quarta-feira (10). O estádio Antônio Accioly, na capital, será palco das quartas de final do Estadual Goiano, entre Atlético-GO e Anápolis, às 17h (horário de Brasília). Às 21h, Goiás e Aparecidense se enfrentam no estádio da Serrinha Na quinta-feira (11), o Vila Nova visita o Jaraguá no estádio Amintas de Freitas, em Jaraguá (GO), às 15h30, enquanto Goianésia e Crac se enfrentam às 16h no estádio Valdeir Oliveira, em Goianésia (GO).

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Atletico Clube Goianiense (@acgoficial)

Goiás e Atlético-GO disputam a reta final do Goiano ainda envolvidos com a Série A do Campeonato Brasileiro (também de 2020). O Verdão tenta escapar do rebaixamento à Série B, enquanto o Dragão sonha com vaga em competições sul-americanas. O Vila Nova se divide entre o Estadual e a Copa Verde, onde é semifinalista e terá como adversário o Brasiliense. A competição regional dá vaga direta à terceira fase da Copa do Brasil, o que já garante uma premiação de R$ 1,5 milhão.

Também amanhã (10), ocorre o jogo de ida da final do pelo Campeonato Tocantinense: às 16h, Tocantinópolis e Palmas jogam no estádio João Ribeiro, o Ribeirão, em Tocantinópolis (TO). A volta será no domingo (14), no estádio Nilton Santos, em Palmas.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis