Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Robinhood terá que enfrentar acusações de manipulação de mercado com 'meme stocks', decide juíza

Imagem de destaque da notícia
Um funcionário da Robinhood disse que a empresa mantém suas ações e enfatizou que a decisão é preliminar e não aborda os méritos do litígio A Robinhood Markets Inc. deve enfrentar alegações de manipulação de mercado de investidores de varejo decorrentes do frenesi de "meme stocks" (ações que ganham popularidade entre os investidores de varejo através das mídias sociais) de janeiro de 2021, segundo decisão judicial. Uma juíza federal de Miami rejeitou algumas alegações de uma ação coletiva contra a plataforma, mas está permitindo que outras avancem.

Leia também: Um ano após IPO, Robinhood busca reação

A juíza distrital Cecilia Altonaga disse em sua decisão nesta quinta-feira que o caso levanta “questões legais interessantes, complicadas pela novidade da plataforma da Robinhood, mas, no final das contas, as alegações de manipulação de mercado dos demandantes ultrapassam o limite particular".

Um funcionário da Robinhood disse que a empresa mantém suas ações e enfatizou que a decisão é preliminar e não aborda os méritos do litígio. “Como comunicamos anteriormente, os eventos da semana de 25 de janeiro de 2021 foram extraordinários, um evento único em uma geração que enfatizou todas as partes interessadas do mercado”, disse Cheryl Crumpton, conselheira de cumprimento regulatório da Robinhood.

A juíza rejeitou as alegações de que a Robinhood induziu os investidores a pensar que não tinha problemas de liquidez. Os investidores não mostraram que as supostas omissões e distorções da Robinhood foram feitas para forçá-los a vender suas ações, escreveu Altonaga.

A resposta da Robinhood durante uma sessão de negociação "selvagem" no ano passado, quando as ações de memes, incluindo a GameStop Corp., dispararam, está no centro do caso. O frenesi levou os operadores de varejo a correrem para o aplicativo de investimentos sem comissões da Robinhood para comprar ações.

No auge da mania, um órgão de gerenciamento de risco de todo o mercado exigiu que a Robinhood fizesse um depósito de US$ 3,7 bilhões, que não podia pagar - levando a plataforma a restringir a capacidade dos traders de comprar a GameStop e um punhado de outras empresas, que posteriormente caiu de preço.

A reclamação inicial dos investidores alegou que a Citadel Securities acumulou uma posição vendida substancial na GameStop e outras ações que explodiram em valor, e que o formador de mercado pressionou a Robinhood a impedir os clientes de comprar essas ações, o que a corretora on-line fez em 28 de janeiro.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis