Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Copom avaliará necessidade de ajuste residual nos juros em sua próxima reunião, traz ata

Imagem de destaque da notícia
Objetivo é trazer a inflação para o redor da meta no horizonte relevante, diz a autoridade monetária em ata do último encontro de política monetária O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) registrou, em ata da sua última reunião publicada nesta terça-feira, que optou por sinalizar que avaliará a necessidade de um ajuste residual, de menor magnitude, na próxima reunião, "com o objetivo de trazer a inflação para o redor da meta no horizonte relevante".

Na última semana, o comunicado do Copom apontava que o BC iria avaliar um ajuste de “residual” de “menor magnitude” na reunião a ser realizada em setembro.

De acordo com a autoridade monetária, "dada a persistência dos choques recentes", o Copom "seguirá vigilante e avaliará se somente a perspectiva de manutenção da taxa básica de juros por um período suficientemente longo assegurará tal convergência".

"Essa estratégia foi considerada a mais adequada para garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos, ao mesmo tempo que reflete o aperto monetário já empreendido, reforça a postura de cautela da política monetária e ressalta a incerteza do cenário", registrou a ata.

No encontro realizado na última semana, que elevou a Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,75%, o BC debateu opções de política monetária. "Concluiu-se que um novo ajuste de 0,50 ponto percentual era apropriado frente a um ambiente de elevada incerteza", registrou a autoridade monetária no documento.

Ainda de acordo com o Copom, a política monetária deve impactar a economia "mais fortemente" a partir do segundo semestre. "Apesar do estágio já significativamente contracionista da política monetária, que, considerando suas defasagens, deve impactar a economia mais fortemente a partir do segundo semestre deste ano", assinala o colegiado.

Pixabay

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis