Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Lituânia aumenta restrições de importações a enclave russo

Imagem de destaque da notícia
Novas sanções vão impedir a chegada de concreto, madeira, álcool e produtos derivados para Kaliningrado A Lituânia anunciou que vai aumentar as restrições de exportações para Kaliningrado, um enclave russo no Mar Negro sem ligação por terra com o restante do território da Rússia. As novas proibições fazem parte das sanções impostas pela União Europeia (UE) após o início da guerra iniciada por Moscou.

As novas sanções começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira e vão impedir a chegada de concreto, madeira, álcool e produtos derivados para Kaliningrado a partir da Lituânia.

Leia também: Lituânia enfrenta série de ataques hackers desde bloqueio a enclave da Rússia

Desde o início das proibições, a Rússia vem ameaçando a Lituânia e renovou a intimidação na última sexta-feira, quando disse que poderá tomar “medidas drásticas” se o país do Báltico não restabelecer o comércio com Kaliningrado “nos próximos dias”.

Nesta segunda-feira, o governador regional de Kaliningrado propôs uma proibição total do comércio entre a Rússia e os três estados membros da UE no Báltico, Lituânia, Letônia e Estônia.

"Isso fornecerá atividade para [nossos] transportadores marítimos e dará trabalho aos portos de Kaliningrado, que foram duramente atingidos pelas restrições da UE", disse o governador Anton Alikhanov no Telegram.

O enclave sofre com a proibição de importações pela Lituânia desde 17 de junho. Bens que se enquadrem nas categorias humanitárias ou essenciais, como alimentos, estão isentos das sanções. O tráfego de passageiros não é proibido e Kaliningrado ainda pode ser alcançado por via aérea ou marítima.

Na Lituânia, pessoas carregam cartazes e agitam bandeiras em protesto contra ataques russos na Ucrânia

Mindaugas Kulbis/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis