Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Presidente de Belarus afirma que país foi atacado pela Ucrânia

Imagem de destaque da notícia
A Bielorrússia hospeda unidades militares russas e foi usada como palco para a invasão da Ucrânia O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, afirmou hoje que a Ucrânia disparou mísseis contra alvos militares no território bielorrusso há alguns dias, mas todos foram interceptados pelo sistema de defesa aérea. O líder do país aliado à Rússia descreveu isso como uma provocação e observou que nenhum soldado bielorrusso está lutando na Ucrânia. Não houve resposta imediata dos militares ucranianos.

"Estamos sendo provocados. Há três dias, talvez um pouco mais, eles tentaram atacar instalações militares no território da Bielorrússia a partir do território da Ucrânia. Mas, graças a Deus, os sistemas antiaéreos Pantsir interceptaram todos os mísseis que foram lançado pelas Forças Armadas da Ucrânia", disse Aleksandr Lukashenko, segundo a agência estatal de notícias Belta.

De acordo com a Reuters, Lukashenko não mostrou evidências sobre o ataque ucraniano.

A Bielorrússia hospeda unidades militares russas e foi usada como palco para a invasão da Ucrânia. Na semana passada, poucas horas antes de Lukashenko se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, bombardeiros russos de longo alcance dispararam mísseis contra a Ucrânia a partir do espaço aéreo da Bielorrússia pela primeira vez.

Alexander Lukashenko

Associated Press

Lukashenko até agora resistiu aos esforços para atrair seu exército para a guerra. Mas durante a reunião, Putin anunciou que a Rússia planejava fornecer à Bielorrússia o sistema de mísseis Iskander-M e lembrou a Lukashenko de como seu governo é dependente do apoio econômico da Rússia.

Lukashenko no sábado também afirmou que dois motoristas de caminhão bielorrussos foram mortos na Ucrânia. A Ucrânia disse que os caminhoneiros estavam em um posto de gasolina que foi atingido por um ataque aéreo russo em março, mas Lukashenko afirmou que os órgãos foram cortados de seus corpos para esconder evidências de que eles haviam sido baleados.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis