Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Moradores do Village Campestre reclamam de fumaça de fábrica: 'Tem dia que ficamos sem ar'

Imagem de destaque da notícia

Moradores do Village Campestre, em Maceió, afirmam que a fumaça de uma fábrica localizada na Avenida Benedito Calaça Loureiro está encobrindo a região, provocando problemas de saúde na população.

A empresa do setor de metais respondeu a denúncia através de nota enviada ao site Emergência 190 (leia ao final da matéria). Nela, afirma que suas "atividades são autorizadas pelo Poder Público, através dos órgãos competentes" e que realiza o "monitoramento frequente da qualidade do ar", não constatando risco à saúde humana até então.

De acordo com os moradores, a situação tem afetado principalmente as crianças. "Ele não melhora nunca, só vive doente, com problema respiratório", relata uma mulher, que tem uma criança de quatro anos em casa.

Ela completa dizendo que apesar dos apelos, a empresa não faz nada para resolver ou pelo menos melhorar a situação.

"Já tentamos falar várias vezes com eles e nada resolvem. Temos o número do engenheiro e mandamos vídeos quase todos os dias, mas ele alega que não é tóxica. Como não é se ficamos sufocados? Tem dia que acordamos sem ar", diz.

Leia a nota na íntegra:

A KWA Indústria e Comércio de Metais LTDA., esclarece que as suas atividades são autorizadas pelo Poder Público, através dos órgãos competentes, notadamente acompanhadas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – SEDET, cujos processos operacionais da empresa são realizados de forma segura e ambientalmente sustentável.

De tal modo, informa que, além de realizar o monitoramento frequente da qualidade do ar e constatar que os parâmetros analisados, não há qualquer risco à saúde humana.

Não obstante a ausência de nocividade à saúde da coletividade, ainda assim, em novembro de 2021, a pedido de alguns moradores do entorno da fábrica, a empresa investiu na aquisição e instalação de uma chaminé de 20m de altura, para efeito de neutralizar um eventual odor ao redor da mesma, mesmo não havendo resquícios de qualquer problema nesse sentido.

A reclamação promovida recentemente pelos moradores, trata-se de uma situação pontual e isolada, cujo problema já foi solucionado e de forma imediata, após a constatação da empresa, aliado a reclamação de alguns poucos moradores.

A KWA reitera, ainda, que continua pautando as suas atividades, atendendo as normas técnicas e determinações do Poder Público, mantendo, inclusive e especialmente, o diálogo permanente com a comunidade, na busca incansável de novas soluções, caso sejam necessárias.

Ass. Assessoria de imprensa

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis