O senador de esquerda Gustavo Petro e o empresário Rodolfo Hernández, que disputam o segundo turno das eleições presidenciais da Colômbia neste domingo, 19, trocaram farpas nas redes sociais sobre o risco de fraude no pleito. As urnas se fecham às 18 horas, no horário de Brasília. O resultado será divulgado nas horas seguintes. As pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento indicam um empate entre os candidatos. Os dois já votaram. Esta é a primeira em cerca de duas décadas que a eleição colombiana não contarão com um nome ligado ao ex-presidente Álvaro Uribe.
“As pesquisas nos colocam bem acima do outro candidato, todas serão publicadas. A única coisa que nos resta é lidar com a fraude. Para isso é preciso votar, cada júri ou testemunha deve tirar fotos do E14 da sua mesa e compará-lo com o publicado pelo cartório”, escreveu Petro em seu perfil no Twitter. Em outra publicação, o parlamentar disse que os mesários têm entregado cédulas de votação “com um ponto marcado na votação em branco”, o que anula o voto do eleitor. “Eles entregam em nossas áreas de alta votação cédulas com um ponto marcado na votação em branco. Se os vir, envie-nos uma foto e peça outro cartão para que não anulem o seu voto. Olho”, afirmou. Hernández rebateu e declarou que “na democracia, a única medida válida é o escrutínio”. “Não insista em criar um ambiente de fraude baseado em fofocas. Como assim o escrutínio que o favoreceu com mais de 500.000 votos em 13 de março foi válido e agora o que ele pretende afirmar são suas ‘medidas’?. Seja sério”, tuitou.
En la democracia la única medición válida es el escrutinio. No insista en crear un ambiente de fraude basado en chismes. Cómo así q el escrutinio q le favoreció con más de 500.000 votos el 13 de marzo sí fue válido y ahora lo q pretende hacer valer son sus “mediciones”. Sea serio https://t.co/7i1jFjDUyt
— Ing Rodolfo Hernandez ! (@ingrodolfohdez) June 19, 2022
Fonte: Jovem Pan