Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Pequim diz que venceu covid-19, e Xangai vai testar toda população semanalmente até o fim de julho

Imagem de destaque da notícia
A cidade de Pequim declarou vitória contra a covid-19 depois de testar milhões de pessoas e colocar milhares de quarentena na última semana para conter surto ligado ao estabelecimento Heaven Supermarket Bar. O surto surgiu poucos dias depois que a capital chinesa começou a diminuir as restrições.

O aumento de casos desde 9 de junho é pequeno para os padrões globais, com um total de 351 casos encontrados até agora, mas reflete o desafio da política de “covid zero” da China diante da variante ômicron.

"Após oito dias de combates árduos e os esforços conjuntos dos moradores de Pequim, as medidas rápidas e decisivas mostraram seu efeito", disse o porta-voz do governo na cidade de Pequim, Xu Hejian.

"O surto do bar Heaven Supermarket está diminuindo, mas a possibilidade de infecções escondidas nas comunidades ainda existe", disse Xu, em entrevista coletiva. Antes do novo surto, Pequim enfrentou um lockdown de mais de 50 dias, que interrompeu o comércio e a indústria da cidade e prejudicou as vendas no varejo.

Agora, Pequim assume um regime de prevenção mais regular, com testes regulares de indivíduos e bloqueios em condomínios onde há casos positivos, ao invés de testagens em massa e restrições de movimento em distritos inteiros.

Xangai

Se a situação começa a se estabilizar em Pequim, em Xangai, o receio de um novo lockdown severo volta a circular. O centro financeiro do país passou por dois meses de fortes restrições de circulação, e após semanas da liberação, a cidade voltou a registrar casos de transmissão comunitária.

Os novos casos motivaram novas restrições na cidade, com o fechamento de todos os distritos novamente e aplicação de testagens em massa e de maneira periódica em todos os cidadãos de Xangai.

A cidade mais populosa da China, com 26 milhões de habitantes, definiu que até o final de julho todos os seus habitantes devem passar por testes PCR pelo menos uma vez por semana. O objetivo é conter a transmissão comunitária em Xangai sob a política de “covid zero”.

Moradores de Beijing, Xangai sendo testados: cidade mais populosa da China vai testar habitantes pelo menos uma vez por semana até fim de julho

Andy Wong/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis