As viagens nos coletivos urbanos agora são gratuitas aos domingos para quem possui um cartão Vamu Cidadão. Desde que o Domingo é Livre passou a funcionar, 148 mil 923 embarques foram realizados pelos maceioenses. Neste primeiro mês, o salto de passageiros nesse dia da semana foi de 24.302 para 32.633, o que representa um aumento de 25,53% de usuários no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).
Para o servente de pedreiro, Sérgio Lima, a novidade beneficia sobretudo as pessoas em vulnerabilidade social.
"Antes do Domingo é Livre, a gente evitava sair no fim de semana para economizar. Agora, eu saio mais. Essa é uma medida bem importante para nos locomovermos pela cidade. Beneficia muita gente. O dinheiro que é economizado pode ser utilizado em outras coisas", contou o trabalhador.
Desde que o benefício passou a valer, 4.374 novos cartões, na modalidade Cidadão, foram emitidos nos postos de atendimento do Vamu. Para o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, os números demonstram que a medida é benéfica para os cidadãos.
"Nosso desafio é implementar soluções que contribuam para o bem-estar das pessoas e que valorizem o transporte público, justamente para que atraia mais usuários para esse modal que é uma prioridade da gestão", pontuou.
A promotora de vendas, Mirella Cavalcante, destacou que a novidade gera economia no bolso do cidadão.
"É essencial para as pessoas que não têm como sair aos domingos. As coisas já estão bem caras ultimamente, daí é um benefício sobretudo para as pessoas de baixa renda que passam a ter condições para poderem sair de casa e aproveitar a cidade", confirmou Mirella.
Como adquirir um cartão Vamu Cidadão
Basta comparecer a um dos postos de atendimentos e apresentar os originais de RG, CPF e comprovante de residência atualizado com CEP e realizar a solicitação do seu cartão.
O procedimento pode ser realizado na sede do Vamu Mobilidade, localizado na Rua Buarque de Macedo (Centro), Central Já! Do Maceió Shopping (Mangabeiras) e nos terminais de ônibus do Benedito Bentes, Eustáquio Gomes, Colina e Cruz das Almas.
Fonte: ASCOM SMTT