Um homem de 34 anos foi preso em Maceió em cumprimento a um mandado de prisão expedido pelo Juizado de Violência Doméstica. Ele teria praticado lesão corporal e ameaça contra a ex-companheira, com quem se relacionou por 18 meses.
O mandado foi cumprido por agentes da 1ª Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (1ªDDM) da capital, sob o comando da delegada Paula Mercês. O homem passou por audiência de custódia e a delegada representou pela prisão preventiva dele, especialmente para garantir a integridade física e psicológica da vítima.
"A própria vítima procurou a Especializada e prestou queixa contra o ex-companheiro, com quem teve um relacionamento durante 18 meses e não tiveram filhos. Registrada a ocorrência, todos os procedimentos foram realizados e a equipe da 1ª DDM iniciou as diligências e conseguiu prender o acusado", disse a delegada.
Paula Mercês destacou que a denúncia é fundamental para que as mulheres não sejam vítimas de violência doméstica, e para que o caso não evolua para uma situação mais grave, que é o feminicídio. "Acreditamos que a denúncia precoce consegue barrar a violência e romper o ciclo de violência . O agressor sempre dá sinais, desde o início do relacionamento. Ele demonstra ciúme excessivo; começa de forma sutil, mas que, com o tempo, vai demonstrando cada vez mais sua agressividade e o sentimento de posse em relação à vítima", reiterou.
A autoridade policial reforçou que as mulheres precisam formalizar a denúncia para que possam receber proteção contra seus agressores.