Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Segurança

Policiais são presos por relação com milícias no Rio de Janeiro

Sete pessoas foram presas nesta sexta-feira (20) em uma operação contra agentes públicos apontados como cúmplices da milícia que atua no estado do Rio de Janeiro.

A ação, batizada de operação Heron, teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, para integrantes da milícia e agentes da área de segurança pública.

Entre os presos estão dois PMs e cinco policiais penais. Segundo a investigação, os agentes públicos eram responsáveis pelo repasse de informações privilegiadas aos criminosos, sobre segurança pública, posicionamento de viaturas e investigações em andamento, com evidente prática de corrupção e pagamentos entre milicianos e serventuários do sistema prisional. Foi identificado, ainda, que os investigados, a maioria agentes da área de segurança, usam a função pública para atuar com a milícia da região de Campo Grande e Santa Cruz, inclusive, nas próprias instituições policiais.

A delegada da Polícia Civil, Ana Lúcia da Costa Barros, esposa do policial penal, André Guedes Benício Batalha, um dos presos na operação, também é alvo da investigação. A polícia apura ainda se ela forneceu informações privilegiadas para ajudar a quadrilha.

A promotora do Ministério Público do Rio, Simone Sibilio, dá detalhes dos crimes praticados pela organização. Segundo ela, a milícia tem um forte braço no ramo imobiliário e de cobrança de taxas ilegais aos moradores.

Outra hipótese investigada, segundo Simone Sibilio, é o envolvimento dos presos na morte da vereadora Marielle Franco (Psol).

A organização criminosa alvo da investigação já foi chefiada por Wellington da Silva Braga, conhecido como 'Ecko', morto em confronto com a Polícia Civil no ano passado, na comunidade Três Pontes, em Paciência, Zona Oeste do Rio, e hoje é comandada pelo irmão dele Luiz da Silva Braga, o 'Zinho'.

Não conseguimos contato com a defesa da delegada Ana Lúcia da Costa Barros e do marido dela.

© Divulgação/MPRJ

Segurança Investigação não descarta envolvimento dos presos na morte de Marielle Rio de Janeiro Ministro do STJ mantém júri popular de acusado de matar Marielle RJ: PM suspende processo que investiga Ronnie Lessa no caso Marielle 20/05/2022 - 17:14 Bianca Paiva / Guilherme Strozi Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional Milícia Milicianos Marielle Franco sexta-feira, 20 Maio, 2022 - 17:14 170:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis