Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

AL

Criminosos roubam objetos históricos valiosos do IHGAL, em Maceió

Imagem de destaque da notícia

Um acervo de valor histórico incalculável foi furtado do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), localizado no centro de Maceió, na madrugada desta segunda-feira (9)

Criminosos invadiram o local e levaram um quantitativo grande de peças em metal, incluindo medalhas e armas utilizadas pelos marechais em guerras que marcaram gerações, como a que ocorreu no Paraguai, e estavam guardadas no espaço.


O secretário perpétuo do instituto, Álvaro Queiroz, informou que os bandidos tiveram acesso ao prédio pelos fundos, onde fica um terreno baldio. Eles arrombaram uma grade de ferro e o portão, por volta de 3 horas da madrugada, e conseguiram carregar o acervo.


Não há câmeras de segurança no interior do IHGAL, apenas na parte externa. Imagens captadas pelo equipamento flagraram pelo menos um suspeito, embora acredita-se que, pela quantidade de peças que foram furtadas, um bando foi o responsável pela investida.


A direção ainda está contabilizando as perdas, mas adianta que foram levadas diversas medalhas de bronze e cobre, além de espadas e revólveres usados pelos marechais Floriano Peixoto e Deodoro na Guerra do Paraguai. Os bandidos também furtaram um vasto arsenal histórico, que inclui pistolas, trabucos e bacamartes. Algumas armas foram deixadas pelo chão.


Várias salas do instituto foram reviradas e, por sorte, os criminosos não tocaram na coleção Perseverança, considerada a de maior valor histórico ali guardada. O material tem peças da época do dramático episódio conhecido como Quebra de Xangô, quando vários terreiros de candomblé foram destruídos por intolerantes religiosos.


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis