21/05/2022 (82) 98122-3473

Alagoas

Governo 01

Criminosos roubam objetos históricos valiosos do IHGAL, em Maceió

Por gazetaweb 09/05/2022 às 15:10:48

Um acervo de valor histórico incalculável foi furtado do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), localizado no centro de Maceió, na madrugada desta segunda-feira (9)

Criminosos invadiram o local e levaram um quantitativo grande de peças em metal, incluindo medalhas e armas utilizadas pelos marechais em guerras que marcaram gerações, como a que ocorreu no Paraguai, e estavam guardadas no espaço.


O secretário perpétuo do instituto, Álvaro Queiroz, informou que os bandidos tiveram acesso ao prédio pelos fundos, onde fica um terreno baldio. Eles arrombaram uma grade de ferro e o portão, por volta de 3 horas da madrugada, e conseguiram carregar o acervo.


Não há câmeras de segurança no interior do IHGAL, apenas na parte externa. Imagens captadas pelo equipamento flagraram pelo menos um suspeito, embora acredita-se que, pela quantidade de peças que foram furtadas, um bando foi o responsável pela investida.


A direção ainda está contabilizando as perdas, mas adianta que foram levadas diversas medalhas de bronze e cobre, além de espadas e revólveres usados pelos marechais Floriano Peixoto e Deodoro na Guerra do Paraguai. Os bandidos também furtaram um vasto arsenal histórico, que inclui pistolas, trabucos e bacamartes. Algumas armas foram deixadas pelo chão.


Várias salas do instituto foram reviradas e, por sorte, os criminosos não tocaram na coleção Perseverança, considerada a de maior valor histórico ali guardada. O material tem peças da época do dramático episódio conhecido como Quebra de Xangô, quando vários terreiros de candomblé foram destruídos por intolerantes religiosos.


Comunicar erro
Comentários