A abertura do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), gerou uma grande expectativa para milhares de sertanejos que vivem por aqui, porém a realidade tem sido totalmente outra. Desde que foi aberto, o Hospital tem enfrentado diversas dificuldades e uma delas é a continuação de transferência para outras regiões.
Na 1ª semana da "chave virada", pelo menos três pessoas que foram vítimas de acidentes precisaram ser transferidas para os hospitais de Santana do Ipanema e Arapiraca. Foi o caso de um policial militar da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (COPES-Caatinga), e do próprio funcionário do HRAS, Julierde.
O militar apresentava dor no osso do nariz e o funcionário teve fratura exposta na perna, ambos foram transferidos para Santana do Ipanema onde tiveram o atendimento necessário.
Há reclamações também de pessoas que apresentam problemas de saúde, um morador de Delmiro Gouveia entrou em contato com a reportagem do italotimoteo.com.br e disse que a sua sogra teve apendicite e não recebeu o atendimento necessário. "A enfermeira apenas medicou e mandou ela ir embora, quando chegamos em casa ela estourou." Relatou o morador.
Outra delmirense também procurou a reportagem para reclamar do HRAS, segundo ela a sobrinha é asmática e está na UPA desde sexta-feira, a família aguardava que ela fosse transferida para o HRAS, mas foi informado que ela seria levada para Arapiraca.
A reportagem tentou um contato com a Assessoria de Comunicação da SESAU, mas não obteve sucesso, porém o espaço ficará aberto para um esclarecimento.