Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

AL

Tarifa de ônibus pode ter reajuste após alta no preço do diesel




O usuário de ônibus em Maceió deve se preparar para possível reajuste no valor da tarifa do transporte coletivo urbano, segundo alerta a Associação Nacional das Empresas de Transportes Públicos (NTU). O reajuste de 24,9% do óleo diesel nas distribuidoras, anunciado pela Petrobras, terá um impacto médio de 7,5% no custo das empresas, que devem repassar a alta ao passageiro, segundo calcula a entidade.


Os reajustes acumulados do diesel já aumentaram os custos do transporte público por ônibus em 10,6% só este ano e esses aumentos serão repassados às tarifas caso não sejam compensados pelo poder público, prevê a NTU. No país, 43 milhões de passageiros dependem do serviço todos os dias para deslocamento em suas cidades.


O novo reajuste aumentou a participação do diesel no custo geral das operadoras do transporte público, de 26,6% para 30,2%. As empresas informam que o diesel é o segundo item de custo que mais pesa no valor da tarifa, depois da mão de obra. Em Maceió, a tarifa do ônibus é de R$ 3,35 desde fevereiro do ano passado, uma das mais baixas do país. O serviço, no entanto, não satisfaz o usuário, que espera longos períodos de tempo nas paradas dos ônibus, principalmente nos horários de pico do comércio e escolas.


Em entrevista , o presidente-executivo da associação, Francisco Christóvam disse que "a guerra da Ucrânia está servindo como justificativa para aumentos abusivos e inoportunos; o Brasil precisa de uma nova política de preços para os combustíveis, que traga previsibilidade aos agentes econômicos e aos consumidores. Existem algumas propostas em debate no Congresso Nacional para conter o reajuste dos combustíveis, que podem ser melhoradas. Mas nem elas avançam, pela falta de consenso interno e de articulação do Governo".


Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!