Estado

'Fórmulas para emagrecer não existem': entidades condenam shakes, chás e ervas usados para perder quilos

Por Gazetaweb em 10/03/2022 às 10:19:11



Não existe uma fórmula m√°gica para emagrecer. Muito pelo contr√°rio. Shakes para emagrecimento, ch√°s combinados e ervas podem até danificar o nosso organismo. É o que dizem especialistas e entidades ouvidos pelo g1.


Exames divulgados na segunda-feira (7) apontam que a cantora Paulinha Abelha teve o fígado lesionado por subst√Ęncias para emagrecer, para dormir, ficar alerta e ganhar definição muscular. Ela tinha 43 anos.

"O próprio nome 'fórmula' j√° remete a mistura de ingredientes e quando se mistura ingredientes, o risco de efeitos colaterais e contaminação é bem maior", alerta Clayton Macedo, médico endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).

"Não, e não se deve falar em fórmulas para emagrecer e sim em tratamento para obesidade - a pandemia deste mil√™nio, conforme declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), de uma doença crônica séria, grave e associada com v√°rias comorbidades e redução da expectativa de vida", completa o endocrinologista Cesar Boguszewski, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).


Os riscos das subst√Ęncias 'naturais'


Muitas subst√Ęncias ditas "naturais" e vendidas na internet podem apresentar muitos riscos à saúde, levando até a óbito.

"Muitos produtos comercializados na internet podem conter outras subst√Ęncias na sua composição, além das listadas na propaganda, pois não h√° qualquer controle sobre sua produção, manipulação e comercialização, constituindo um sério problema de saúde pública e um grave risco para a saúde da população", alerta o presidente da SBEM.


Maria Isabel Schinoni, professora associada de Bioquímica Médica da Universidade Federal da Bahia e médica do serviço de gastro-hepatologia e do núcleo de Hepatologia do Hospital Universit√°rio Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia, explica que diversas ervas podem atacar o nosso fígado. Ela cita algumas:


Ch√° verde (quando consumido em altas doses)


Garcinia cambogia


Erva cavalinha


Ch√° de tapete de Oxal√°


Sena


C√°scara Sagrada


Valeriana


Espinheiro Santa


Composto 50 ervas


"Quanto mais compostos fitoter√°picos ou medicamentos se ingerem juntos, mais possibilidade de lesar o fígado e outros órgãos, como o rim", explica Schinoni.



Comunicar erro
Estado 02

Coment√°rios