A vereadora Teca Nelma denunciou que recebeu mensagens das adolescentes que residem nos acolhimentos institucionais para crianças e adolescentes da prefeitura, com pedido de ajuda para adquirir itens de higiene que estariam em falta. O pedido chegou através das redes sociais e expõe, principalmente, a escassez de sabonetes e, absorventes para as adolescentes. "Não há como comemorar a semana da mulher se nossas meninas, que deveriam ser responsabilidade da prefeitura, seguem usando tecidos e cortando fraldas para conter a menstruação. É inadmissível", disse Teca.
Ela reforçou que não é a primeira vez que as meninas denunciam a falta de itens essenciais. Ainda no mês de junho de 2021, quando realizou as primeiras visitas aos abrigos, já houve os primeiros relatos de falta de alimentos e itens higiênicos fora da validade. "Fiz questão de ouvir das próprias acolhidas sobre a realidade que vivem. E muitas delas sofreram retaliação depois que fiz cobranças por melhorias. E mais uma vez isso está se repetindo", completou.
Teca indagou, ainda no plenário da sessão Ordinária da Câmara Municipal, o porquê da prefeitura de Maceió lançar um programa de distribuição de absorventes, se não consegue sequer sanar as necessidades dos equipamentos de sua responsabilidade. "Essas crianças e adolescentes são filhos do estado e a prefeitura precisa dar o mínimo de dignidade sobrevivência. E isso não está acontecendo".
A vereadora reafirma que, mais uma vez, a sua assessoria fará uma indicação ao executivo para que adquira esses itens de primeira necessidade. E que também, por conta própria, confeccionará kits higiênicos e doará aos abrigos.