Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Baleia Rossi diz que MDB não comporá federação com outros partidos nas eleições 2022

Imagem de destaque da notícia
Segundo presidente nacional, legenda insistirá na senadora Simone Tebet como pré-candidata à Presidência, mas mantendo diálogo “com todos que queiram construir uma alternativa à polarização” O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), afirmou nessa quinta-feira (3) que o partido não fará federação com outras siglas para as eleições de 2022. “Contudo, manteremos as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única à Presidência da República”, afirmou pelo Twitter.

A cúpula do MDB chegou a discutir a criação de uma federação com União Brasil – fruto da fusão de DEM e PSL – e com o PSDB, mas as conversas esbarraram em problemas regionais, em que os partidos tinham adversários como candidatos nos Estados.

A federação é um dispositivo novo da legislação e obriga partidos a ficar juntos por quatro anos, replicando em todos os Estados e no Distrito Federal as alianças, inclusive na eleição de prefeito, em 2024. Por outro lado, as siglas coligariam nas eleições proporcionais, facilitando a eleição de deputados em Estados menores. O número de votos conquistados é considerado não somente na ocupação das vagas da Câmara, mas também na divisão dos fundos partidário, eleitoral e no tempo de rádio e TV.

Baleia Rossi: "Manteremos as conversas com os partidos do centro democrático para a construção de uma candidatura única"

Leonardo Rodrigues / Valor

Rossi disse que comunicou a decisão de não federar aos diretórios estaduais, senadores e deputados. Nessa quinta-feira (3), teve início a janela para parlamentares trocarem de partido sem risco de perderem o mandato e, até 2 de abril, os políticos precisam estar filiados aos partidos pelos quais disputarão as eleições.

Segundo Rossi, o MDB insistirá na viabilidade da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência, mas mantendo aberto o diálogo com União Brasil, PSDB e “com todos que queiram construir uma alternativa à polarização”. O PSDB tem como pré-candidato o governador de São Paulo, João Doria, e o União Brasil não tem nome próprio.

Simone Tebet, informou Rossi, será a porta-voz do MDB nas inserções do partido na TV, na propaganda partidária que vai ao ar a partir da próxima semana.

Até agora, as únicas federações encaminhadas são do PT com PCdoB e PV, com impasses sobre a adesão do PSB à aliança, do Rede e Psol, e do PSDB e Cidadania. Nenhuma, porém, está efetivada por enquanto.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis