Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Petrobras estaria melhor nas mãos da iniciativa privada, diz ex-presidente da estatal

Imagem de destaque da notícia
Castello Branco ainda afirmou que a política de parida de preços com o mercado internacional, que encarece os combustíveis no Brasil, também é aplicada em outras commodities, como carne, soja e milho O ex-presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou hoje em live do Instituto Millenium, que empresas como a petroleira estariam muito melhores nas mãos da iniciativa privada. "É inviável o modelo de economia mista. Isso é um híbrido inviável", disse Castello Branco na live, que conta com a participação do ex-secretário de desestatização, Salim Mattar.

Castello Branco e Mattar ressaltaram ainda que os atuais preços elevados dos combustíveis têm em sua composição um efeito relevante da carga tributária, que segundo eles responde por pouco menos da metade do valor cobrado nas bombas.

"O governo tem uma volúpia por impostos. E o imposto fácil de arrecadar é o imposto sobre combustíveis. Não houvesse esse tipo de imposto, talvez o combustível pudesse ser mais barato", disse Mattar.

Ainda em relação ao valor cobrado pela estatal nas refinarias pelo combustível, Castello Branco frisou que a política da Petrobras é a mesma que existe em mercados de outras commodities, como carne, soja e milho, que flutuam de acordo com os mercados internacionais. "Não existe nenhuma particularidade em relação aos combustíveis. Não seguir isso é tomar prejuízo", disse Castello Branco.

Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras

Leo Pinheiro/Valor

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis