Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Empresas preveem mercado de retrofit para turbinas eólicas em até sete anos

Imagem de destaque da notícia
Envelhecimento das turbinas, queda no desempenho e de receitas, aumento dos custos de operação e manutenção, aumento da vida útil e novas tecnologias mais eficientes estão entre os motivos Empresas do setor eólico no Brasil acreditam que no horizonte de cinco a sete anos será necessário fazer a modernização ou repotenciação de usinas eólicas. A análise é de executivos que participaram da Credit Suisse 2022 Latin American Investment Conference.

Envelhecimento das turbinas, queda no desempenho e de receitas, aumento dos custos de operação e manutenção, aumento da vida útil e novas tecnologias mais eficientes são alguns dos motivos que vão levar os geradores a investir neste mercado.

As primeiras fazendas eólicas brasileiras foram instaladas no final dos anos 1090. A tecnologia da época trabalhava com altura do eixo do cubo menor que 50 metros e turbinas com potência inferior a 1 MW.

O CEO da Omega, Antonio Bastos, avalia que há uma safra de parques de primeira geração com espaço para mudar a tecnologia. Para ele, a evolução tecnológica pode avançar mais em fator de capacidade e desempenho das plantas eólicas.

“Vamos ter que discutir retrofit de turbina eólica no Brasil em 5 ou 7 anos (...). A repotenciação de parques eólicos vai ser um negócio que vai acontecer logo no Brasil”, prevê Bastos.

A AES Brasil também visualiza um futuro mercado de novas tecnologias para parques eólicos no Brasil. A CEO da companhia, Clarissa Sadock, lembra que a empresa comprou o Complexo Alto Sertão II da Renova Energia e fez melhorias para aumentar o fator de capacidade e a eficiência do parque.

“Conseguimos melhorar o fator de capacidade do ativo, que era em torno de 90%, e agora está em mais de 98%”, diz a executiva.

No plano de investimentos, a empresa prevê a modernização de seus ativos em operação e recentemente fechou um pedido com a Nordex para fornecer e instalar turbinas no Complexo Eólico Cajuína com melhor fator de capacidade.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis