Nesta segunda-feira (31), um homem de 24 anos, usuário de drogas, precisou ser atendido pela equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro (PRB), por ter importunado pedestres que passavam pela orla de Maceió. Ele apresentava sinais de distúrbio psicológico e foi internado no Hospital Portugal Ramalho.
A guarnição motorizada 03 da Orla realizava patrulha, quando foi acionada por um cidadão que informou sobre o caso. Ao averiguar a situação, os agentes operacionais do Ronda solicitaram a equipe social, que realizou os primeiros atendimentos e constatou comportamentos de um suposto paciente psiquiátrico. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) também esteve no local.
A equipe social do Ronda conseguiu contatar a mãe do jovem e descobriu problemas na relação entre mãe e filho por causa das drogas. A senhora contou, ainda, que o filho não reconhece o vício e, consequentemente, não adere a nenhum método de tratamento. Fragilizada com a situação, ela acompanhou o rapaz para mais uma internação no Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) - ele possui histórico de outras internações.
JARAGUÁ - Outro caso atendido pela equipe foi de um homem que não conseguia andar e chamou a atenção de moradores da Avenida Walter Ananias, no Jaraguá. O homem de cerca de 40 anos havia caído na via. Os habitantes da região ainda tentaram alimentá-lo, porém ele também não estava conseguindo comer. Foi quando a equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda foi acionada para realizar o atendimento. Chegando ao local, o homem contou estar com dor na garganta e com dificuldades de locomoção e de fala desde a semana passada. Diante do quadro, a equipe articulou para que ele fosse levado para a UPA Jaraguá, sendo encaminhado para a área vermelha da unidade.