Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Índice de preços ao consumidor da Alemanha sobe 5,3% em base anual

Imagem de destaque da notícia
Inflação no varejo harmonizada aos padrões da União Europeia subiu 0,3% no mês e 5,7% em relação ao mesmo mês do ano passado O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na Alemanha subiu 0,5% em dezembro em relação a novembro e avançou 5,3% na comparação com um ano antes, segundo dados oficiais divulgados pelo Destatis. Ambos os resultados vieram em linha com o esperado, conforme estimativas coletadas pelo The Wall Street Journal (WSJ).

Já a inflação no varejo harmonizada aos padrões da União Europeia (UE) subiu 0,3% no mês e +5,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, em dezembro, também ficando alinhado ao consenso esperado conforme o WSJ. Segundo o Destatis, os preços ao consumidor na Alemanha aumentaram, em média, 3,1% em 2021 em relação a 2020.

O fator decisivo foi, sobretudo, as altas taxas mensais de inflação no segundo semestre de 2021, diz o Destatis. “Uma taxa de inflação anual mais alta do que em 2021 foi determinada pela última vez há quase 30 anos”, afirma o escritório de estatísticas alemão citando a alta de 4,5% dos preços ao consumidor em 1993.

“Além dos efeitos básicos temporários do passado, os efeitos relacionados à crise, como gargalos de oferta e os aumentos significativos de preços nos níveis econômicos, estão surtindo cada vez mais efeito e são parcialmente refletidos no índice de preços ao consumidor”, comenta o presidente do Destatis, Georg Thiel.

Kay Nietfeld/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis