Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Com histórico de agressão e racismo, residentes pedem exclusão de aluno da casa universitária da Ufal

Imagem de destaque da notícia


Em uma nota divulgada neste final de semana, os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) que residem na Residência Universitária Alagoana (RUA) pedem a exclusão de um aluno, também residente no espaço, devido ao histórico de violência.

Conforme a nota, o estudante, identificado como Marcos Henrique Alves, ameaçou e manteve em cárcere privado dois alunos quilombolas alagoanos, que também residem na RUA. Além de manter os dois trancados na cozinha, ele ainda teria empurrado uma mulher negra, que tentava ajudar os amigos.

Segundo os alunos, Marcos mantém um histórico de racismo e violência dentro da Universidade, inclusive já respondendo a um processo interno, em 2018.

Na nota, o grupo pede a saída de Marcos de dentro da residência universitária. "Exigimos que a Universidade Federal de Alagoas expulse o agressor da Rua e resguarde a integridade física e mental dos estudantes da moradia estudantil. A falta de uma respostas está nos colocando em risco e já a afeta nossa integridade física e emocional", colocaram os alunos na nota.

A pró-reitoria Estudantil esclareceu ao CadaMinuto que o episódio ocorreu na última sexta-feira (07), quando o grupo de alunos relataram as agressões sofridas dentro da residência universitária. De acordo com o reitor estudantil, Alexandre Lima, um procedimento administrativo será aberto para apurar o fato.

O pró-reitor afirmou que os alunos foram informados sobre o trâmite de todo o processo administrativo, que dará ampla defesa ao aluno acusado de agressão. Sobre o processo aberto em 2018, o pró-reitor informou que ele foi arquivado pela gestão passada.

"Durante o processo nós vamos informar para a comissão o histórico do aluno e esse processo que foi arquivado", disse Alexandre.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis