Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Amazonas

MPs e Defensorias vão à Justiça para obrigar Manaus a divulgar quem foi vacinado


O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público de Contas (MPC), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) apresentaram ação à Justiça Federal para que o município de Manaus seja obrigado a prestar informações diárias sobre as pessoas que estão sendo vacinadas contra a Covid-19 na capital amazonense. O pedido tramita na 1ª Vara Federal do Amazonas e aguarda julgamento.

Os MPs e as Defensorias pedem que a Prefeitura de Manaus seja obrigada a informar, diariamente, até 22h, a relação de pessoas que foram vacinadas até às 19h do mesmo dia, com informações com identificação de nome, CPF, local onde foi feita a imunização, função exercida e local de trabalho. A ação também requere a aplicação de multa diária e pessoal de R$ 100 mil ao prefeito de Manaus, David Almeida, em caso de descumprimento.

Em coletiva de imprensa na quinta-feira, 21, o prefeito David Almeida afirmou que entregou a relação de pessoas que serão vacinadas no município. “Essa informação está com os órgãos de controle, nós entregamos a lista de todas as pessoas vacinadas, com CPF, todas as suas qualificações, qual a unidade de saúde que trabalha, qual sua profissão, qual seu envolvimento com o trabalho de combate à Covid-19”, disse.

Na quarta-feira, 20, a Secretaria de Saúde do estado do Amazonas suspendeu a vacinação na cidade de Manaus para que o plano fosse “reformulado” – a campanha será retomada nesta sexta-feira. A suspensão ocorreu após polêmicas envolvendo o filho de um deputado do estado e netas gêmeas de um empresário de Manaus que “cortaram” a fila de vacinação na capital. Na quarta, 20, em fotos publicadas nas redes sociais, as irmãs Gabrielle Kirk Lins e Isabelle Kirk Lins, nomeadas, respectivamente, nos dias 18 e 19 de janeiro para cargos na Secretaria Municipal de Saúde, comemoram a imunização por estarem na linha de frente contra a Covid-19. Filhas de Giselle Lins, reitora da universidade Nilton Lins, que leva o nome do avô das irmãs, as duas se formaram durante a pandemia, foram efetivadas como “gerente de projetos” no município e passaram a trabalhar na Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no terreno do campus da universidade da família.

Jovem Pan

Brasil Amazonas Defensoria Pública Manaus Ministério Público Federal (MPF) Prefeitura De Manaus Vacina Contra Covid-19

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!